Crédito: Fellipe Oliveira
|
O espetáculo faz referência a obras-chave do movimento artístico conhecido por pop art – como "Latas de Sopa Campbell" (1962), de Andy Warhol –, que surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos na segunda metade da década de 1950, e se apropria dos seus elementos estéticos.
A crítica à cultura de massas, outro traço fundamental do pop art, está no espetáculo na forma de uma narrativa sobre uma dona de casa bombardeada pelas mensagens publicitárias que surgem na tela da sua televisão – mas de forma leve e acessível a todas as idades, por meio da dança, animação de objetos e manipulação de bonecos.
Anie Welter, diretora do espetáculo, conta que os signos estéticos da pop art se aproximaram harmoniosamente da pesquisa do grupo, na qual objetos desempenham um papel importante. Cenário, adereços e até parte do figurino compartilham da mesma matéria-prima: o papelão. “Observamos que muitas crianças, ao ganhar um brinquedo, acabam brincando por alguns segundos com ele e muitas horas com a embalagem”, afirma a fundadora da companhia. “Diante disso, e com muito papelão reciclado, confeccionamos o cenário com vinte e quatro cubos de papelão pintados em todos os seis lados que se transformam nos mais diferentes cenários, desde um caminhão até uma cozinha”, explica.
Além de muitas formas e cores, o espetáculo é repleto de músicas que dão ritmo e garantem a animação do público de todas as idades do início ao fim. A trilha da peça, composta por Dr Morris, foi vencedora do prêmio FEMSA de 2012 (atual Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem) na categoria Melhor Música Originalmente Composta.
"POP" estreou em 2011 e integra o repertório da Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação desde então. Contemplado pelo ProAC Circulação, além de Praia Grande, o espetáculo já passou por Caraguatatuba, Jundiaí, Campos do Jordão e Atibaia e ainda será apresentado em Itatiba.
Ficha técnica
Criação: Anie Welter, Rafael Petri, Renata Andrade, Paulo Henrique Alves, Sheyla Coelho e Cida Sena.
Direção Geral: Anie Welter.
Trilha Sonora: Dr. Morris.
Produção Musical: Yvo Ursini.
Cenários, figurinos, adereços e bonecos: Renata Andrade e Anie Welter.
Iluminação: Rafael Petri.
Elenco: Lais Trovarelli, Jota Rafaelli, Luciana Venancio e Rafael Bolacha.
Fotos: Felipe Lwe e Fellipe Oliveira.
Produção: Luciana Venancio.
Serviço do espetáculo
"POP", com a Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação
Data e horário: 5 de maio, às 16h.
Local: Palácio das Artes. Av. Pres. Costa e Silva, 1600 - Boqueirão, Praia Grande.
Classificação: livre.
Duração: 45 min.
Gênero: infantil.
Ingressos: grátis.
Workshop de formas animadas: o corpo do artista manipulador
Objetivo: Introduzir os participantes, de forma lúdica, ao universo da manipulação de bonecos e objetos. Vivência de jogos corporais, de voz, manipulação e dramaturgia. A oficina será focada na criação de cenas por meio de técnicas de improvisação e na relação corporal do intérprete com objetos e bonecos, de modo a transformar e ressignificar os materiais do cotidiano e suas possibilidades cênicas.
Serviço do workshop
Data e horário: 5 de maio, às 10h.
Local: Palácio das Artes. Av. Pres. Costa e Silva, 1600 - Boqueirão, Praia Grande.
Classificação: livre.
Vagas: 20.
Inscrições pelo formulário disponível em: http://bit.ly/pop-praiagrande.
Duração: 180 minutos.
Ingressos: grátis.
Crédito: Rafael Petri |
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.