A escritora catarinense Cléo Busatto, radicada em Curitiba há 19 anos, estará na Europa para disseminar a cultura brasileira para filhas e filhos de brasileiros. A autora é uma das convidadas para participar das ações literárias do Mala de Herança, iniciativa com o apoio do Elo Europeu de Educadores do Português como Língua de Herança (POLH). O roteiro prevê um encontro da oficina “Contar e encantar” com educadores da Mala de Herança no dia 26 de maio, em Verona (Itália) e oito encontros de leitura e narração oral de histórias das obras da escritora para pais e crianças entre os dias 26 de maio e 17 de junho na Alemanha, Áustria, Itália e República Checa.
Cléo reforça a importância de iniciativas como o POLH para o fortalecimento da cultura e literatura brasileira. “Precisamos encontrar estratégias para proporcionar aos pais e educadores uma inserção no mundo da leitura e da contação de histórias de textos em português. A iniciativa pode transformar as leituras diárias em casa em algo muito prazeroso. Por isso, ações como a do POLH são tão importantes. A leitura é extremamente eficaz para a manutenção dos laços culturais com a língua mãe.”
O objetivo da oficina é formar contadores de histórias que atuem com as crianças em ações literárias em língua portuguesa. Os encontros com as crianças e pais fortalecem a expansão do vocabulário da língua portuguesa para as crianças que vivem no exterior, tornando o idioma uma herança linguística para os pequenos.
O projeto Mala de Herança está presente em vários países da Europa e começou com pequenos encontros para empréstimos de livros em português em uma escola de educação infantil de Munique e se transformou em um trabalho de apoio ao bilinguismo e à educação bilíngue. O Mala de Herança promove eventos de leitura, música e artes em português do Brasil para famílias de diversos lugares da Europa. A rede Mala de Herança está na Alemanha, Áustria, Emirados Árabes Unidos, Eslovênia, Espanha, Inglaterra e Irlanda, além de ter parceiros na Itália.
A autora já recebeu indicação para prêmios de obras como “A fofa do terceiro andar”, que foi finalista do 58.° Prêmio Jabuti, o “Pedro e o Cruzeiro do Sul” que foi finalista do 1.º Prêmio Barco a Vapor, e o “O florista e a gata”, incluído no catálogo internacional da Bologna Children’s Book Fair, Itália.
Cléo Busatto é uma artista da palavra. Autora de mais de 20 obras, entre literatura para crianças e jovens, teóricos sobre oralidade e CD-ROMs, que venderam em torno de 190 mil exemplares. Foi selecionada como finalista do Prêmio Jabuti 2016, o mais importante prêmio literário do Brasil, com a obra “A fofa do terceiro andar”. Catarinense radicada em Curitiba (PR), Cleo é Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e pesquisadora transdisciplinar, formada pelo Centro de Educação Transdisciplinar (SP) - Cetrans.
Nos últimos cinco anos, como narradora oral, contou histórias para mais de 100 mil pessoas no Brasil e exterior, e como especialista e mediadora de projetos sobre oralidade, leitura e literatura, formou mais de 50 mil pessoas. Como escritora é autora de A Fofa do Terceiro Andar, Mitologia dos 4 Elementos, Paiquerê, o paraíso dos Kaingang, O Florista e a Gata, entre outras obras. Mais informações no site www.cleobusatto.com.br.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.