"Educação Como Prioridade" (Global Editora, 224 páginas, R$ 45) é uma amostra privilegiada do que Darcy pensava – e do que era capaz de realizar – no campo da Educação. Numa primeira parte, encontram-se reflexões que correspondem a diagnósticos amplos sobre a situação precária do ensino no país. Na segunda, estão reunidos textos de Darcy e de sua equipe de trabalho da época em que foi Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, alguns deles inéditos em livro.
Numa terceira parte, nos deparamos com escritos de Darcy acerca da formação do professor e de importantes questões pedagógicas. No quarto segmento, estão agrupados três importantes textos de Darcy acerca dos rumos da universidade brasileira. Na quinta parte, o leitor tem ao seu dispor um conjunto de importantes textos de Darcy sobre a LDB. O livro fecha com importantes depoimentos de Darcy sobre mestres que, segundo ele, lhe serviram de grande inspiração, como Gilberto Freyre e Anísio Teixeira.
A obra revela-se desde já como uma leitura de suma importância para professores, pedagogos e todos aqueles que trabalham com Educação e/ou simplesmente se interessam pelo ofício de educar. O livro tem a organização e prefácio de Lúcia Velloso Maurício, doutora em Educação pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), professora da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e companheira de trabalho de Darcy Ribeiro na formulação de políticas públicas para a Educação no Estado do Rio de Janeiro.
Sobre Darcy Ribeiro:
Nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, em 26 de outubro de 1922. Formado em Ciências Sociais na Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1946, Darcy construiu uma brilhante carreira intelectual de projeção internacional, notadamente nos campos da antropologia e da etnologia. Destacou-se como escritor, educador e político, além de ter sido figura presente nos momentos centrais da história brasileira da segunda metade do século XX. Foi senador da República entre 1991 e 1997 e membro da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em Brasília, em 17 de fevereiro de 1997.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.