domingo, 2 de setembro de 2012

.: Resenha crítica de "O Vingador do Futuro", remake de clássico

Ação explodindo (repetidamente) na telona
Por: Mary Ellen Farias dos Santos*

Em setembro de 2012


O Vingador do Futuro: Remake de clássico de ficção científica deixa a desejar, por abusar de efeitos especiais e esquecer da essência da história original. Saiba mais!


Muita ação, efeitos especiais e um enredo de "grudar" os olhos na telona. "O Vingador do Futuro" (Total Recall) na nova versão, apresenta a história conturbada do operário de fábrica Douglas Quaid (Colin Farrell). Tudo estava (aparentemente) normal, até que, ainda em seu ambiente de trabalho, um novo colega lhe passa informações precisas de como sair da rotina maçante, utilizando "memórias" implantadas no cérebro. Diante da oportunidade aproveitada, o que ele escolher ser? Um super-espião.

Na sala da experiência, a operação dá problema, e Quaid é cercado pela polícia. Contudo, é importante lembrar que o nosso herói escolheu ser um super-espião e, claro, ele consegue escapar da situação (mega coreografada). Entretanto, ele não é esquecido pela "lei". Ainda perseguido, luta ao lado de rebeldes contra um Estado opressor. O mais interessante da história é o jogo entre o real e o imaginário. Desta forma, não fica difícil criar várias e várias possibilidades para explicar a história conturbada de Quaid. Assim, as cenas são repletas de corre-corre e muito quebra-quebra. Este excesso (tenho que confessar) mantém a atenção do público. Ponto positivo para o filme, pois, sinceramente, este gênero não me agrada.

O maior problema é quando a pancadaria passa a ser repetitiva e perde totalmente o efeito surpresa. Resultado: Não mantém a emoção em quem assiste. Culpa da atuação nada cativante de Collin? Talvez. Entretanto, é quase impossível não encher os olhos diante das belas aparições do tanquinho muito bem cuidado por ele. Fato!

Calma, meninos! Tem "alegria" para todos. As belas Kate Beckinsale e Jessica Biel também estão em O Vingador do Futuro. Enquanto uma é a "esposa" (neurótica), a outra mostra ser o verdadeiro amor de Douglas. Ambas são rivais, não apenas por disputarem o mesmo homem, mas pelo fato de uma ser da Federação Unida da Bretanha e a outra da Colônia (antiga Austrália).

A nova versão, dirigida por Len Wiseman, em meio a rostinhos bonitos e corpos sarados, traz efeitos visuais que saltam da tela. Entretanto, não consegue superar o primogênito. A versão de 1990, embora esteja "velha" e não apresente tantos recursos quanto o novíssimo O Vingador do Futuro, é gritantemente melhor. O "velhaco" ganha disparado pelo fato de ser inovador (para a época e até para os dias de hoje, né!), com mutantes, telepatas, alienígenas, Marte (sempre imaginei o planeta vermelho igual ao do filme dirigido por Paul Verhoeven. Fato!) e um enredo verossímil ao contexto da história de ficção científica abordada.

Agora a pergunta: Vale a pena ver o remake de O Vingador do Futuro? Sim, mas é claro que a versão de 1990 precisa ser devorada com antecedência. Pode-se dizer que o original é a essência rica, enquanto que o novo é imediatista (e super falso), tornando-o apenas mais um filme futurístico e não uma referência, como o antecessor.

Cine Roxy 5 Gonzaga: Av. Ana Costa, 443 - Gonzaga - Santos-SP. 5 salas - 1.305 poltronas. Cine Fone (13) 3289-8336
Roxy 6 Brisamar: Shopping Brisamar. Rua Frei Gaspar, 365 - Centro - São Vicente-SP. 6 salas 1.700 poltronas. Cine Fone (13) 3289-8336. Estacionamento de carros, gratuito por 3 horas para clientes do cinema, mediante validação de ticket 
Roxy 4 Pátio Iporanga: Shopping Pátio Iporanga. Av. Ana Costa, 465 - Gonzaga - Santos-SP. 4 salas Cine Fone (13) 3289-8336

Filme: O Vingador do Futuro (Total Recall, EUA)
Ano: 2012
Gênero: Ficção científica
Duração: 118 minutos
Direção: Len Wiseman
Roteiro: Kurt Wimmer, Mark Bomback
Elenco: Colin Farrell, Kate Beckinsale, Jessica Biel, Bryan Cranston, John Cho, Bill Nighy, Bokeem Woodbine, Will Yun Lee, Milton Barnes, James McGowan, Natalie Lisinska

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.