Edifício Wilton Paes de Almeida, de Roger Zmekhol, hoje ocupado, no centro de SP, em foto de Yanca de Almeida Silva |
Mega estruturas, equipamentos urbanos, passarelas, a arquitetura ocupada no centro da cidade e a arquitetura das periferias. Estes são alguns dos pontos retratados por 12 alunos de um workshop gratuito e aberto à comunidade promovido pela Fundação Stickel com apoio do CAU/SP. O trabalho foi reunido em um ensaio com curadoria da fotógrafa Ana Mello, também responsável por ministrar o curso, denominado "Franz Heep: registro no centro e revelação na periferia".
O resultado deste workshop pode ser visto até o dia 9 de janeiro em exposição aberta ao público, intitulada "Introdução à fotografia de arquitetura – O espaço criado pela Luz", na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha.
Os alunos registraram projetos de grandes nomes da arquitetura local, como Paulo Mendes da Rocha – com a Praça do Patriarca (2002) e o novíssimo Sesc 24 de Maio (2017), realizado em parceria com o MMBB –, Brasil Arquitetura, autores do projeto da Praça das Artes (2006) –, e Roger Zmekhol – Edifício Wilton Paes de Almeida (1968) –, entre outros, mas também a arquitetura das periferias e manifestações culturais típicas da urbanidade como o Grafitti.
O workshop com a fotógrafa Ana Mello é a contrapartida social de um projeto cultural com parceria de fomento do CAU/SP. Outro resultado é o livro "Franz Heep: Um Arquiteto Moderno", de Marcelo Barbosa com fotos de Ana Mello, editado pela Monolito, cujo lançamento acontecerá em fevereiro de 2018.
Serviço
Exposição "Introdução à fotografia de arquitetura – O espaço criado pela luz"
Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha - Rua Franklin do Amaral, 1575
De 11 de dezembro a 9 de janeiro
De terça a sexta: das 9h às 19h, sábados das 9h às 17h e domingos das 12h às 17h.
*Sujeito a alteração de horário de acordo com a programação da Fábrica da Cultura.
Sobre a Fundação Stickel: A Fundação Stickel é uma organização sem fins lucrativos instituída em 1954 pelo casal Martha Diederichsen Stickel e Erico João Siriuba Stickel, na época chamada de Fundação Beneficente Martha e Erico Stickel e atuante na cidade de Campos do Jordão. Após um período de inatividade, foi reestruturada em 2004 pelo filho do casal, o arquiteto, artista plástico e fotógrafo Fernando Stickel, e passou a operar em São Paulo com a missão de promover a inclusão social por meios das artes visuais.
Atualmente, a Fundação Stickel busca agregar sua atuação na arte brasileira e contemporânea ao trabalho em comunidades com altos índices de vulnerabilidade social. Para tanto, promove atividades culturais diversas nos campos da pintura, desenho, cinema, fotografia e literatura, sendo elas exposições, cursos, oficinas, ações, edição e distribuição gratuita de livros, dentre outras modalidades que envolvem a arte educação.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.