Para ajudar a proteger a identidade de Samer, já que a comunicação com a mídia ocidental é punida com morte nas áreas de dominação do EI, as mensagens enviadas foram criptografadas e mandadas a um terceiro país, antes de serem repassadas à BBC. “Seguiu-se assim um extraordinário e arrepiante vislumbre de como a brutalidade e as injustiças perpetradas pelo Estado Islâmico permeiam quase todos os âmbitos da vida em sua agora infame capital”, conta Mike Thomson, correspondente da BCC, no prefácio.
Repleto de ilustrações, o livro mostra como a rotina de um jovem que frequentava a universidade, estava apaixonado, tinha uma família unida e muitos amigos se transformou após a invasão do Estado Islâmico. Após ver as pessoas que amava serem exterminadas, as tradições da comunidade onde cresceu apagadas e a economia local arruinada, Samer decidiu revelar ao mundo o que estava acontecendo com as pessoas comuns que viviam em Raqqa, o que o fez se tornar um dos alvos do EI. Após algum tempo, Samer conseguiu escapar da cidade e atualmente vive em um campo de refugiados no norte da Síria.
Ficha Técnica
Título: "Diários de Raqqa - A História Real do Estudante que Desafiou o Estado Islâmico, Foi Jurado de Morte e Conseguiu Fugir de Uma Cidade Sitiada"
Autor: Samer
Tradução: Fácio Bonillo
Ilustração: Scott Coello
Gênero: Não ficção
Páginas: 112
Editora: Globo Livros
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.