Por Luiz Gomes Otero*, em junho de 2017.
Depois de anos de amizade, os bluesmen Taj Mahal (um dos nomes mais respeitados do blues) e Keb´Mo (de uma geração mais recente de músicos) finalmente concretizaram um sonho que ambos tinham. Gravaram o disco que recebeu o nome de TajMo, selando uma parceria musical que ainda pode render novos frutos no futuro.
Juntar duas feras desse quilate em um estúdio é o mesmo que distribuir camisas para um time de futebol com Pelé e Garrincha na equipe. É gol e vitória certos, sem sombra de dúvida.
Em TajMo, os dois amigos estão muito a vontade recriando algumas composições com fundo pop mas com um pé no blues e na música folk tradicional, as praias que eles sabem explorar com competência. A audição começa matadora com as faixas "Don´t Leave Me Here" e "She Knows How To Rock Me", sendo nesta segunda o destaque o solo de violão com slide.
Aí vem talvez a mais pop do disco. A versão de "All Around The World" tem os vocais divididos em um arranjo com metais bem construídos. É um balanço pop com certo clima soul, que também está bem próximo do blues.
Ou seja, tudo se encaixa perfeitamente nos vocais de Taj Mahal e Keb´Mo. Gostei muito da faixa "Shake In Your Arms", com aquele balanço característico do blues e um pé na soul music. Tudo na medida certa.
Há ainda espaço para a versão de "Squeezee Box", clássico do The Who, que ganhou uma roupagem levemente folk. Se não supera a versão original, pelo menos não deixa a desejar. O resultado final acaba sendo positivo.
O disco encerra de forma brilhante com a ótima "Waiting On The World To Change", com violão acústico e os vocais matadores dos dois parceiros.
TajMo comprova a tese de que, na música, a união sempre faz a força. E ajuda produzir pérolas como esse álbum.
"All Around The World"
"Don´t Leave Me Here"
"Squeezee Box"
*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página "Musicalidades", que agrega os textos escritos por ele.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.