Por Luiz Gomes Otero*, em abril de 2017.
De tempos em tempos, o veterano músico inglês Paul Weller gosta de direcionar sua força criativa para trabalhos mais sofisticados na música. Desta vez, ele uniu forças com a ótima banda inglesa Stone Foundation, que tem na música soul e no jazz as suas principais bases criativas. O disco "Street Rituals" traz algumas semelhanças com a sonoridade do Style Council, antiga banda de Weller nos anos 80, mas tem brilho próprio, com certeza.
O grupo foi fundado na Inglaterra e vem produzindo pérolas musicais desde 2005. Tem seu núcleo formado pela dupla Neil Sheasby and Neil Jones. E encontraram em Weller o parceiro ideal para concretizar seus projetos. Weller participa cantando as faixas "Back In The Game", "Your Balloon Is Rising" e a que deu nome ao disco ("Street Rituals"). Todas são ótimas e essenciais para a audição. Além de Weller, participam ainda dois artistas veteranos da música soul: Bettye LaVette e William Bell. Ambos fornecem um toque de classe e charme a mais ao disco.
Muito Interessante ouvir as faixas tocadas pelo Stone Foundation. Em "Open Your Heart to the World", por exemplo, o arranjo instrumental nos remete ao som produzido nos anos 70 pelos grupos vocais originários da Filadélfia, nos Estados Unidos. E a história se repete na bela balada "Love Rediscovered".
O Stone Foundation não se trata de uma reedição do Style Council. Esqueça as comparações com o passado. A presença de Weller foi apenas uma feliz coincidência, pois ele se identifica com o tipo de som que a banda britânica produz, bebendo na fonte da soul music e do jazz. E o resultado ficou acima da média, com certeza.
"Back In The Game"
"Your Balloon Is Rising"
"Season Of Change" (com Bettye LaVette)
"Strange People" (com William Bell)
*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página "Musicalidades", que agrega os textos escritos por ele.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.