Fotos: Jair Magri |
O único concurso de música clássica da tevê brasileira teve uma disputa acirrada em suas oito eliminatórias, quatro pré-semifinais e duas semifinais. A grande final não foi diferente. Jessé Reis disputou o prêmio com solistas de peso, a soprano Laura Duarte, de 27 anos; o fagotista Luis Chávez; e Públio da Silva, oboísta, ambos de 25 anos.
O corpo de jurados foi composto pela bailarina Ana Botafogo; pelo sociólogo e grande incentivador da música clássica José Pastore; pelo jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo; e pelo pianista e professor Gilberto Tinetti.
Amante do violino, já por volta dos seis anos Jessé Reis se dedicava a aprender e estudar, espontaneamente, cada nova etapa do instrumento. Seu pai, também violinista, sempre o influenciou e ensinou os toques principais. Por isso, o orgulho que ele trazia a seus familiares foi tornando-se ainda maior.
Desde cedo, dizia: ‘‘quero poder ter muito dinheiro para comprar uma casa nova’’. E apesar da distância que, hoje, separa pai e filho, ambos continuam muito presentes na vida um do outro. Seu maior sonho é tocar música de qualidade, expandir seu conhecimento na área e viajar para o exterior. Sonho que agora, após vencer o Prelúdio 2016, vai poder realizar. Jessé ganhou como prêmio uma bolsa de estudo de três anos na Academia Franz Liszt, em Budapeste.
Prelúdio 2017
As inscrições para a edição do Prelúdio 2017 já estão abertas, no portal da TV Cultura: tvcultura.com.br/preludio. Podem participar jovens instrumentistas de até 25 anos e cantores de até 28 anos, que terão a oportunidade de ganhar uma bolsa de estudos de três anos na Academia Franz Liszt, em Budapeste na Hungria, oferecida pela Embaixada da Hungria.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.