Por Luiz Gomes Otero
Em julho de 2016
Vocalista da banda australiana Cold Chisel, Jimmy Barnes também desenvolve bons projetos paralelos em carreira solo. O mais recente é o surpreendente disco "Soul Searchin", álbum que resgata canções dos anos 60 no melhor estilo soul music e que conseguiu alcançar recentemente os primeiros lugares nas paradas no exterior.
É nítida a influência da soul music na formação de Barnes. Sua principal referência é Wilson Pickett, ícone da gravadora Stax Records dos anos 60. Não por acaso, dois hits manjados de Pickett foram incluídos no repertório e ganharam releituras respeitosas, com um arranjo instrumental bem retrô, ao estilo dos anos 60: "In The Midnight Hour" e "Mustang Sally".
Também está no disco o hit "Suspicious Minds", de Elvis Presley, outro ídolo confesso de Barnes. Essa releitura conta com a participação dos Memphis Boys, que deram um toque especial para a gravação. Outro personagem importante da Stax, o guitarrista Steve Crooper, marca presença na faixa "I Worship the Ground You Walk On".
Outro destaque é a releitura da canção "The Dark End of the Street", de Percy Sledge, que ganhou uma versão a altura da original, quase funcionando como uma sincera reverência a outro ídolo confesso de Barnes.
O restante das canções não é muito conhecido do grande público. Mas fica fácil a identificação delas com a soul music que era produzida nos anos 60. Canções como "Cry To Me"", "Hard Working Woman" e "Bad Girl" passeiam de forma magistral entre a balada romântica e o momento mais agitado, sempre de forma competente na voz impecável de Barnes.
Interessante notar que Barnes ainda encontra fôlego para desenvolver projetos como esse, com êxito. Uma prova de que ele ainda tem muito para oferecer para o grande público.
"In The Midnight Hour"
"Mustang Sally"
"The Dark End Of The Street"
"I Worship the Ground You Walk On"
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.