A proposta é proporcionar ao público a interação com a produção destes artistas a partir de réplicas ou reproduções de obras que não podem circular por suas grandes dimensões ou por serem aderentes à arquitetura dos edifícios que as abrigam, tais como "A Última Ceia" (de Leonardo da Vinci), a Capela Sistina e as esculturas Pietà e Davi (de Michelangelo).
Logo no início, o visitante é impactado por uma réplica em tamanho real do "Davi", de Michelangelo. O trabalho retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento.
Fazem parte da mostra as invenções de Leonardo da Vinci, modelos construídos a partir dos desenhos originais, pontes, máquinas de guerra e outras invenções. Oito espelhos estrategicamente posicionados ilustram um dos princípios de ótica que Leonardo estudou.
Uma equipe educativa foi especialmente selecionada para atender a exposição e é composta por mediadores culturais e orientadores de público que dão suporte ao visitando durante todo o percurso da mostra.
Oficinas, cursos e atividades paralelas foram pensadas para que o público possa ter uma experiência viva da exposição, como por exemplo, descobrir que o lápis não existia até o século 18, e que antes disto usava-se a ponta de prata para desenhar sobre uma superfície especialmente preparada com cola de coelho.
Para proporcionar conforto aos visitantes, assim como no Teatro Porto Seguro, localizado no mesmo quarteirão, o Espaço Cultural Porto Seguro possui estacionamento e vans gratuitas que fazem o transporte de ida e volta a partir da Estação Luz (Estação Luz saída Rua José Paulino / Praça da Luz / Pinacoteca). Clientes Porto Seguro têm 50% de desconto, tanto na compra de ingressos (para as exposições pagas), quanto no estacionamento.
A bilheteria funciona de terça-feira a domingo e os ingressos podem ser adquiridos por meio do site Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br). É possível realizar agendamentos para visitação, com data e horário marcados. Atrações da exposição:
1) "Entrando no Clima"
Ao entrar pelo Espaço Cultural Porto Seguro, logo no piso térreo, o visitante contempla uma réplica em tamanho real do "Davi", de Michelangelo. Um bloco de mármore de Carrara estará disponível para que o visitante possa tocar e entender o quanto era complexo esculpir algo tão perfeito no século 15. Um filme mostra onde fica o monte Carrara e as dificuldades para extração dos blocos de mármore.
2) "Linha do Tempo"
Uma linha do tempo traz a história da vida dos mestres. Nesta sala, o visitante vai conhecer também a realidade da Itália daquela época, quanto era o salário de um trabalhador, quantas pessoas eram alfabetizadas e outros fatos históricos.
3) "A Pietà", réplica em tamanho real
Uma réplica em tamanho real da "Pietà" de Michelangelo é a peça central do mezanino. A obra retrata a Virgem Maria de luto após a morte do seu filho Jesus. Esculpida em mármore, entre 1498 e 1499, quando Michelangelo tinha pouco mais de 20 anos de idade. O realismo da obra convida o público a unir-se à tristeza e ao luto de Maria.
4) "Rafael - O Homem de Muitos Talentos"
O objetivo desta sala é introduzir o visitante pela produção de Rafael como pintor. Uma reprodução gigante do afresco A Escola de Atenas revela algumas características da obra como o uso da perspectiva.
5) "A Capela Sistina"
Nesta sala, o público percebe o desafio que enfrentou Michelangelo ao pintar a Capela Sistina. Uma reprodução em escala revela essas questões. Os visitantes vivenciam a dimensão, as dificuldades e a impressionante quantidade de detalhes desta obra prima. Uma impressão gigante da obra e telas interativas ajudam o visitante neste percurso. Um documentário produzido pela BBC mostra as dificuldades físicas enfrentadas pelo Mestre Michelangelo para terminar sua obra.
6) "Arquitetura Pensamento Arquitetônico de Michelangelo"
A era Renascentista foi marcada também pela arquitetura, técnicas de construção até hoje utilizadas foram criadas naquela época. Michelangelo e Rafael estão entre seus arquitetos mais famosos. Por meio de um modelo da Cúpula da Basílica de São Pedro, os visitantes conhecerão todo o brilhantismo destes mestres, ao erguer construções que resistiram aos séculos.
7) "A Última Ceia"
O visitante é inserido num ambiente que simula em tamanho natural a última ceia, num cenáculo da igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão. Nesta sala, o espectador pode aprender mais sobre as perspectivas usadas por Leonardo da Vinci na obra, conhecer a visão dele sobre cada um dos apóstolos e porque a posição de cada um deles no quadro.
8) "Anatomia"
O interesse de Leonardo pelo corpo humano o transformou num exímio anatomista. O resultado desses estudos são desenhos, ilustrações e descobertas que na época não receberam o devido valor, mas que com o tempo e a evolução da tecnologia se mostraram verdadeiras.
9) "Criações de Leonardo"
Nesta sala, modelos construídos a partir dos desenhos de Leonardo da Vinci, instigarão crianças e adultos. Oito espelhos estrategicamente posicionados ilustrarão um dos princípios de ótica estudado por Leonardo.
10) "Estudo de Cor La Bella Principessa"
La Bella Principessa é uma pintura atribuída a Leonardo da Vinci, no entanto sempre existiram algumas dúvidas sobre a verdadeira autoria da obra. Um estudo permitiram analisar as pinceladas, combinações de cores e materiais, informações que são como uma impressão digital de um quadro e determinam sua autenticidade.
11) "O Homem Vitruviano"
Um desenho que mudou o rumo da história do estudo da anatomia e é referência até os dias de hoje. Da Vinci sempre se interessou pelo estudo do corpo humano, suas proporções e padrões. Estes estudos serviram para aprimorar suas técnicas de pintura. Por meio de uma gigantografia do famoso desenho o público pode brincar fazendo proporções do próprio corpo. Um vídeo revela quem é o homem que serviu de modelo para Leonardo.
12) "Oficina Educativa"
O público pode fazer atividades práticas e de maneira divertida entender princípios da física e da mecânica que foram descobertos há 500 anos. Alguns desses princípios até hoje são aplicados em nossas vidas.
Serviço
"Exposição Grandes Mestres Leonardo, Michelangelo e Rafael"
De 30 de janeiro a 3 de abril de 2016
Visitação: de terça a sábado, das 10h às 19h, e, aos domingos, das 10h às 17h
Classificação etária: livre
Ingressos: grátis
Espaço Cultural Porto Seguro
Alameda Barão de Piracicaba, 610. Campos Elíseos. São Paulo. Telefone (11) 3226-7361
Capacidade: 300 pessoas em pé
Bilheteria: terça a sábado 9h30 às 19h30
Domingo das 9h30 às 17h30
Acessibilidade: o edifício é totalmente acessível para pessoas com mobilidade reduzida, possui sinalização podotátil para deficientes visuais nas áreas de circulação externa e acessos. A exposição oferece atendimento especial na visitação com mediadores bilíngues em inglês, espanhol, libras e áudio descrição.
Site: www.espacoculturalportoseguro.com.br
Vendas: Ingresso Rápido pelo site e aplicativo, com agendamento de horário, e na bilheteria no local, (mesmo para as exposições gratuitas).
Estacionamento no local: Alameda Barão de Piracicaba, 618 (sede Porto Seguro) Estapar. Cliente Porto Seguro tem 50% de desconto.
Serviço de vans: transporte gratuito Estação da Luz - Complexo Cultural Porto Seguro - Estação da Luz
O Complexo Cultural Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro Porto Seguro e do Espaço Cultural Porto Seguro.
Como pegar: na Estação Luz, na saída Praça da Luz/Rua José Paulino. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3226-7361.
Horário de funcionamento serviço Vans: terça a sábado das 9h30 à 0h. Domingo das 9h30 às 22h.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.