Na atração, que tem como entrevistadores os atores Cláudio Curi e Flávio Guarnieri, Lauro conta passagens de seus 56 anos de carreira.
Dos cerca de 64 trabalhos que fez no teatro, cinema e televisão, muitos marcaram a história da dramaturgia, entre eles as novelas "As Pupilas do Senhor Reitor", na TV Record, "O Casarão", "O Bofe", "Escalada", "Carinhoso", "Chiquinha Gonzaga" e "Aquarela do Brasil", produzidas na TV Globo.
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e como ator pela Escola de Artes Dramáticas, de Alfredo Mesquita, ele conta que iniciou sua carreira de dramaturgo em 1959 com a peça "Este Ovo é um Galo", sátira da Revolução Constitucionalista, que lhe rendeu dois prêmios.
Entre suas histórias, Lauro explica que era um autor desconhecido quando Cacilda Becker montou seu texto "O Santo Milagroso" e relembra que foi um dos autores do espetáculo "I Feira Paulista de Opinião", feita em repúdio à ditadura militar.
O dramaturgo fala sobre sua migração do teatro para a TV e relembra alguns de seus trabalhos nas emissoras Excelsior, Tupi, Bandeirantes, Record e SBT. Foram produções que marcaram época, como "O Casarão", produzida em cores pela TV Globo e pioneira em apresentar a narrativa em três fases.
Seu último trabalho na emissora, a minissérie "Aquarela do Brasil", dirigida por Jayme Monjardim, e o motivo de sua saída da Globo também são relatados por Lauro durante a entrevista.
O programa ainda conta com depoimentos de amigos e profissionais que fizeram parte da vida e da carreira do dramaturgo: Stênio Garcia, Antônio Fagundes, Luiz Carlos Cardoso, Antônio Petrin, Rolando Boldrin, Umberto Magnani, Mayara Magri, Luiz Serra, entre outros. O "Persona Em Foco" tem roteiro de Analy Alvarez, coordenadora de dramaturgia da TV Cultura.
Sobre o "Persona em Foco"
O programa "Persona em Foco" resgata a história de atores, diretores e autores que solidificaram os pilares das artes cênicas do Brasil. Por meio de entrevistas, a produção ainda traça um panorama do teatro e da televisão no país. Na atração, apresentada por Atílio Bari, com roteiro de Analy Alvarez, os artistas narram suas trajetórias e fazem revelações inéditas de momentos emocionantes ou cômicos. O "Persona em Foco" ainda é enriquecido por vídeos históricos, fotos e material de arquivos pessoais dos biografados. Há também depoimentos de amigos e colegas de trabalho.
“A série constitui um panorama completo e precioso de uma época e de um modo de fazer teatral que foi a mola propulsora de tudo que veio depois, e que está praticamente extinto de nossos palcos. Mas, acima de tudo, é um exercício de amor à arte e à cultura, e em especial ao teatro. Persona em Foco não é um programa de perguntas e respostas. Não é um talk show simplesmente, mas um programa de emoções e memórias que contam a história do teatro”, explica a coordenadora de dramaturgia da TV Cultura, Analy Alvarez.
O programa traz personalidades que ditaram os rumos do teatro paulista e que poucos conhecem, dentre elas, a atriz Laura Cardoso, que fala dos primórdios da televisão brasileira. Ela ainda ressalta a história da TV Tupi, desde sua criação, e relembra a realização ao vivo dos teleteatros. "Persona em Foco" também conta com a série "In Memoriam", que irá rever a história de ícones que dedicaram a vida ao teatro, como Maria Della Costa, Paulo Autran, Gianfrancesco Guarnieri, Plínio Marcos, entre outros.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.