Por Ricardo Souza
Em fevereiro de 2016
Vamos aprender uma lição no "textão" de hoje, pessoal? Então pega lápis, papel crepom, uma tesoura sem ponta, cola bastão, pede a supervisão de um adulto sensato e vem...
Então, opinião é uma "parada" bem complicadinha. Por que? Eu lhe digo! Porque geralmente é uma crença adotada como verdade pelo senso comum sem qualquer reflexão a respeito de sua validade, de seus pressupostos e dos meios pelos quais foi obtida, logo, nem sempre o que a gente pensa condiz com a atual realidade na qual vivemos, convivemos e compartilhamos.
Assim, "o que você pensa" tem que ser baseada em argumentos válidos, comprovações, leis e mais um monte de coisinhas que a reafirmem e não desmereça ninguém e nenhum grupo social (as famosas minorias). Parece difícil, né? Mas não é!
Agora respondam aqui "pro" tio: lugar de negro é na senzala? Lugar de mulher é na cozinha? Lugar de gay é no armário? Lugar de judeu é na sub-raça? Lugar de bandido é na cova? Lugar de pobre é na favela? Pois bem, caso tenha respondido SIM pra QUALQUER uma dessas perguntas, você é só um egoísta preconceituoso, disfarça isso com "mas é só minha opinião" e é preciso rever esses "valores" aí, "tá" bom?
Para simplificar a gente tem que entender que não pode chamar de opinião aquilo que falte com a verdade, agrida, oprima ou desmereça alguém ou grupo em detrimento de outros, afinal vivemos em uma democracia e todos estamos buscando igualdade, fraternidade e muito amor, né não?
No próximo "textão", a gente fala sobre cultura, o que é culturalmente/ intelectualmente aceito e vamos entender por que seu gosto não é melhor do que o de ninguém e compreender de o porquê disso não lhe fazer melhor em absolutamente NADA. Beijo e até o próximo episódio de "Como Não Ser Um Babaquinha Preconceituoso" galera!! Até!
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
Tecnologia do Blogger.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.