Imagem retirada de: ataquedeestrelismo.tumblr.com |
Em janeiro de 2016
Sexta-feira, 8 de janeiro, "Dia do Fotógrafo" e um caso curioso e recente, diretamente relacionado à data, já que a maior polêmica relacionada ao mundo fotográfico terminou de maneira favorável a nós... humanos!
O fotógrafo David Slater ganhou na Justiça o direito de uma fotografia tirada pelo macaco Naruto, da espécie Macaca Nigra, na câmera dele, em 2011. Explico: em uma expedição em uma reserva na ilha indonésia de Sulawesi, o primata retirou de um tripé a câmera fotográfica do fotógrafo e fez uma selfie, que ficou famosíssima e percorreu o mundo.
O profissional, que afirmou ter levado três dias para registrar a imagem, que percorreu o mundo, disse que era dono da imagem, mas ativistas ativistas do grupo Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) queriam administrar a renda da publicação da foto em prol do macaco, de seis anos. Slater ressaltou que, antes da foto, precisou ser aceito por um grupo de macacos para que eles permitissem chegar perto o bastante para deixar a câmera. Além disso, para fazer a foto, ele se certificou de que a luz e o contraste da câmera estavam ajustados corretamente o que, para ele, seria o suficiente para provar que o direito à imagem tirada pelo macaco era dele.
Outro argumento utilizado pelo fotógrafo foi o de ter perseverança, pois afirmou ter permanecido deitado com pelo menos dois filhotes de macaco em cima dele, e ainda precisou se recuperar de algumas feridas causadas por um macaco macho, que o atacou várias vezes pois acreditava ser ele, o humano, um rival.
A primeira solicitação foi negada ao fotógrafo pelo órgão de direitos autorais dos Estados Unidos e, em segunda instância, a Justiça tirou o direito do macaco e concedeu ao dono da máquina, já que primata nenhum pode ser dono de uma selfie.
Há quem diga que há poucas causas para esses protetores de animais abraçarem, pois já que estão lutando por uma foto, é sinal de que não há causa mais relevante para abraçar e, por isso, pensam em chamar o "Sindicato dos macacos" para recorrerem à questão.
Particularmente, eu acredito que "o macaco 'tá' certo". A selfie é dele mesmo, já que foi ele quem tirou, mas, para tratar esse impasse com parcimônia, um belo cacho de bananas resolveria o problema e deixaria o macaco extremamente satisfeito.
Esta é a selfie da discórdia |
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.