Foto: Luiz Braga |
Em janeiro de 2016
Belém completa hoje 400 anos. Idade de senhora, num corpo de cidade que ainda tem muito a crescer.
Belém tem Ilhas paradisíacas, comidas peculiares, locações cinematográficas a cada esquina e uma energia colorida e quente.
Belém tem uma gente viva, animada, solidária e tem festa o ano inteiro. Aliás é Belém uma festa: cultural, religiosa e acima de tudo intensa.
Belém tem violência, tem descaso de Governo/ Prefeitura. Tem demasiado lixo nas ruas, crianças (e adultos) carentes no centro e periferia.
Ainda assim, "Belém é um encanto e muito charmosa". É a frase que mais escuto de conhecidos e amigos que voltam à cidade ou que a conhecem (e se encantam) pela primeira vez.
Belém é charmosa mesmo. É também envolvente; é corredor de mangueiras e a sombra gostosa que alivia o calor. E que calor! Belém é quente de noite e durante o dia mais ainda. É cidade grande com jeitinho de cidade pequena. É chuva, sol; é andar pelo centro histórico e viajar no tempo.
É musicalidade caribenha, é feita por gente negra-índia-branca. Gente diferente, mas um só sorriso, o largo. Belém é mandinga e banho de cheiro que cura todos os males. Banho de rio também.
Belém é poesia, beleza e tristeza (aquela que acompanha a nostalgia).
Belém é berço para muitos e berço para mim.
Te amo cidade morena.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.