A fantástica história de Clara e seu precioso boneco Quebra-Nozes, presente de seu padrinho, o mago Drosselmeyer, e sua viagem encantada do Reino das Neves até o Reino dos Doces, é um dos três ballets que Tchaikovsky compôs. Estreou em 17 de dezembro de 1892 no Teatro Mariinsky, em St. Petersburg, então a capital da Rússia imperial.
Com produção da Cisne Negro, esta obra foi apresentada pela primeira vez em 1983, sob a direção de Hulda Bittencourt, recebendo naquele ano o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), como o Melhor Espetáculo de Dança.
Desde então, foi incorporado ao repertório da Cisne Negro Cia. de Dança e nestes 32 anos nunca deixou de se atualizar, trazendo sempre novidades, que emprestam um toque de originalidade e inovação ao espetáculo, sem perder a essência dessa magnífica obra.
Este ano, o ballet conta com os solistas convidados: Márcia Jaqueline, primeira bailarina, e Cícero Gomes, primeiro solista, ambos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além do elenco fixo da Cisne Negro Cia de Dança e do elenco contratado para a produção, atores e artistas performáticos. No papel de Drosselmeyer está o reconhecido talento do ator e cantor Felipe Carvalhido.
Esta 32ª edição traz ainda um dos mais jovens talentos brasileiros: Gabriel Figueiredo (bailarino), 15 anos, que se revezará nos papéis de Fritz e Quebra-Nozes, e que está sendo preparado pela renomada escola alemã John Cranko Schule em Stuttgart para ser um solista de renome internacional. A TV Cultura gravou o espetáculo com exclusividade, no dia 13 de dezembro de 2015.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.