Disputa entre quatro solistas de peso emocionou público que lotou a Sala São Paulo
Samuel Honório, clarinetista de Curitiba, é o vencedor do "Prelúdio" 2015, único concurso de música clássica da tevê brasileira, criado pela TV Cultura.
A grande final emocionou o público, que lotou a Sala São Paulo. Antes da apresentação, era visível, na coxia, a tensão entre os candidatos. Cada um ao seu modo, os jovens se concentravam. Enquanto alguns andavam ansiosamente, outros rezavam e ou se benziam para entrar no palco.
O concurso teve uma disputa acirrada em suas seis etapas classificatórias e duas semifinais. A grande final não foi diferente. Samuel Honório disputou o prêmio com solistas de peso como o pianista gaúcho Luís Fernando Rayo, o trombonista Silas Falcão, de Santo André, e o pianista Vitor Zendron, de Blumenau. Os candidatos concorreram ao prêmio de uma bolsa de estudo de três anos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, oferecida pela Embaixada da Hungria, e um concerto como solista, oferecido pelo SESI – SP.
O corpo de jurados foi composto pelos pianistas Gilberto Tinetti e Marcelo Bratke, a cantora lírica Patrícia Endo e o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo. Segundo eles, a decisão foi difícil devido ao alto nível técnico e à maestria dos candidatos.
Samuel Honório, que conquistou o prêmio com o Concerto n. 1 para clarineta e orquestra, de Carl Maria von Weber, declara: “Eu sempre pensei em fazer música. Apesar de estar no concurso, na competição, eu tentei desviar o foco para que eu conseguisse fazer música. Deu certo na primeira eliminatória, na semifinal e deu certo hoje. Estou muito feliz”. Cerca de 200 profissionais da TV Cultura estiveram envolvidos na grande final do "Prelúdio" 2015.
terça-feira, 15 de dezembro de 2015
Tecnologia do Blogger.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.