sexta-feira, 17 de julho de 2015

.: Rita Lee e os 40 anos do "Fruto Proibido", por Luiz Gomes Otero

Por Luiz Gomes Otero
Em julho de 2015

Há 40 anos, Rita Lee conseguiu acertar o rumo na música de uma vez por todas. Ela se associou ao grupo batizado como "Tutti-Frutti" e gravou um de seus melhores discos depois de deixar os "Mutantes". O álbum "Fruto Proibido", lançado pela gravadora "Som Livre", contém alguns dos clássicos definitivos do rock nacional, que até hoje servem como referência para qualquer músico iniciante do rock.


"Fruto Proibido" foi o quarto de sua carreira solo. Os três álbuns anteriores não emplacaram como se esperava. Por isso, a pressão era grande para que o novo projeto funcionasse de forma efetiva. É preciso lembrar que o rock nacional naquela época era algo que ficava mais afastado da mídia. Não havia tanto espaço assim nas rádios e na TV. Como bem descreveria Rita anos mais tarde, "roqueiro brasileiro sempre teve cara de bandido" ("Orra Meu" - 1980).

O disco é impecável. Até hoje consigo escutá-lo do começo ao fim, sem cansar. Começa com a leveza de "Dançar Para Não Dançar" para depois entrar no hit supremo "Agora Só Falta Você", que ela compôs em parceria com o genial guitarrista Luis Carlini, peça fundamental nesse projeto musical. Seus riffs e solos geniais deram o tom decisivo nessa nova etapa da carreira de Rita.


O mago Paulo Coelho, parceiro constante de Raul Seixas, assina as letras das canções "Cartão Postal", "Esse Tal de Roque Enrow" (cujo arranjo de Carlini é um dos mais marcantes da carreira de Rita), e "O Toque" (a minha faixa preferida desde os tempos da adolescência). E o baixista Lee Marcucci foi o parceiro de Rita na ótima canção "Pirataria". Rita assina sozinha a autobiográfica "Ovelha Negra" (que se tornou um hino obrigatório em todos os seus shows), a faixa título e a homenagem para a dançarina Luz Del Fuego em forma de canção.


O lado curioso é que o genial solo de guitarra de Carlini em "Ovelha Negra" só entrou no final da gravação por insistência do músico com o produtor Andy Mills, que havia trabalhado com Alice Cooper. É preciso destacar também a ótima participação do músico Manito, do grupo "Os Incríveis", que responde pelos solos de sax em "Esse Tal de Roque Enrow" e de flauta em "Pirataria", além de tocar de forma magistral o órgão hammond em "O Toque".

A verdade é uma só: "Fruto Proibido" era e ainda é um diamante em forma de disco, já lapidado e pronto para ser ouvido e entrar na história. Se você tiver curiosidade de conhecer, no YouTube é possível ouvi-lo na íntegra ou em faixas individuais.
"O Toque"


"Agora Só Falta Você"

"Ovelha Negra"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.