O crítico Cássio Starling Carlos, a atriz e diretora Eliana Fonseca e o roteirista e diretor Daniel Chaia terão a responsabilidade de avaliar, selecionar e premiar os curtas-metragens das categorias "Olhar Brasilis" (que contempla curtas-metragens de todo o país) e "Olhar Caiçara" (voltada para a produção regional).
Além de julgar as produções inscritas, cada um deles dirigirá uma oficina que integra a programação do festival. Cássio Starling Carlos estará à frente de “O Que é o Cinema Hoje?”, que abordará as transformações mais evidentes do audiovisual neste século; Eliana Fonseca será a responsável pelo curso “A Criação do Personagem e Seu Percurso: da Cabeça Para o Papel, do Papel Para a Tela”, cujo propósito é trazer instrumentos para o desenvolvimento de personagens esféricas; e Daniel Chaia comandará uma oficina de roteiro de ficção e documentário, com exercícios práticos de escrita para audiovisual. As inscrições para as oficinas terão início em 10 de agosto. Mais informações serão divulgadas em breve.
Sobre os jurados
- Cássio Starling Carlos é crítico de cinema da Folha de S. Paulo, pesquisador de História do Cinema e professor. Foi integrante da equipe de curadores da Mostra de Cinema de Tiradentes, da CineOP, da CineBH e da mostra "Douglas Sirk, o Príncipe do Melodrama", apresentada no CCBB, em 2012. Organiza, edita e assina os fascículos apresentações das coleções de filmes publicadas pela Folha, dentre elas, Clássicos do Cinema, Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Livros no Cinema e Grandes Astros. É autor de "Em Tempo Real" (Editora Alameda).
- Eliana Fonseca é formada pela Escola de Comunicações de Artes (ECA/USP) em Cinema e pela Escola de Arte Dramática (EAD/USP) com pós-graduação em Docência no Ensino Superior, atua há mais de 30 anos nas áreas de teatro, cinema e TV.
- Daniel Chaia dirigiu e roteirizou os curtas "De Resto" e "Borboletas Indômitas". Foi roteirista de filmes de ficção como "Bens Confiscados" (de Carlos Reichenbach) e "Garoto Cósmico" (de Alê Abreu), além de documentários como "Rita Cadillac, a Lady do Povo" (de Toni Venturi) e "Meu Amigo Cláudia" (de Dácio Pinheiro). Foi também assistente de direção em 14 longas-metragens.
Curta Santos - Festival de Cinema de Santos
A 13ª edição do festival acontece entre os dias 15 e 20 de setembro, na cidade do litoral paulista. A programação inclui mostras competitivas e especiais – em âmbito nacional e regional - e oficinas.
Idealizado pelo agitador cultural Toninho Dantas, pela atriz Bete Mendes e pelo escritor José Roberto Torero, em 2002, o festival busca promover, fomentar e discutir a importância do curta-metragem brasileiro. Desde então, traça um panorama do audiovisual regional e estabelece um diálogo entre os realizadores do litoral paulista e a produção nacional.
Ao longo de doze edições já realizadas, não só vem solidificando o pólo de produção e exibição caiçara, mas tem formado e sensibilizado público para o filme curto, oferecendo programação totalmente gratuita, oficinas, palestras e debates com alguns dos principais nomes do audiovisual brasileiro. Atualmente conta com a direção executiva de Ricardo Vasconcellos.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.