sábado, 6 de junho de 2015

.: Tecnologia: Acessinha chega a mais cidades

Programa de inclusão digital do Governo de São Paulo para crianças será ampliado na capital e em postos do interior


A capital paulista ganhará este ano mais quatro espaços de inclusão digital para crianças de 4 a 10 anos de idade. Criado em 2013 pelo Governo do Estado, o Acessinha funciona junto aos postos do programa Acessa SP, que oferece internet gratuita e cursos de capacitação para os cidadãos. Cidades do interior também receberão novos postos do Acessinha, projeto que oferece smartphones, tablets, videogame e smart TV com conteúdo educativo.

Até maio estavam em funcionamento 31 postos do Acessinha. Com as unidades em implantação – além dos quatro na capital, serão instalados 19 em cidades do interior –, serão 54 postos até o final do ano. “O Acessinha foi criado para que as crianças usem equipamentos, como smartphones de última geração, e também desenvolvam atividades, por meio de jogos e outros conteúdos digitais”, diz Julio Semeghini, titular da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão, responsável pelo programa Acessa São Paulo.

Para que as crianças usem o espaço e participem das atividades, é necessário que um responsável preencha o cadastro. Os espaços funcionam das 8h às 17h, de segunda à sexta.

Novos postos: O Acessinha receberá quatro novas unidades na capital paulista, sendo no CIC Grajaú, Memorial da América Latina, Poupatempo do Imigrante e Poupatempo Lapa. No interior, serão contemplados os municípios de Atibaia, Auriflama, Capivari, Descalvado, Ibitinga, Iguape, Jacupiranga, Lavínia, Marília, Mococa, Paraíso, Parnaíba, Tremembé, Vinhedo, São Vicente, Sud Menucci, além de unidades dentro dos postos Poupatempo de Limeira, Penápolis e Sertãozinho.

O programa: O Acessa São Paulo é o maior programa de inclusão digital do país, com 850 postos instalados em 600 municípios. Criado em 2000, funciona em espaços do Poupatempo ou de outros serviços do governo, como Metrô, CPTM, ETECs, Rede Bom Prato e CIC (Centro de Integração da Cidadania), ou em parceria com prefeituras. A execução do programa é da Prodesp (empresa Tecnologia da Informação do Governo), que faz a implantação do posto, capacita os monitores e faz a manutenção dos equipamentos; e da Escola do Futuro, núcleo de pesquisa da USP, que desenvolve o conteúdo.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.