Ao todo serão selecionados 20 filmes para as mostras competitivas "Olhar Caiçara" (regional) e "Olhar Brasilis" (nacional). Videoclipes regionais têm categoria especial.
O Curta Santos - Festival de Cinema de Santos chega a sua 13ª edição e está com inscrições abertas para produções em curta-metragem de até 20 minutos, que serão selecionadas para mostras competitivas de caráter nacional (Olhar Brasilis) e regional (Olhar Caiçara / Videoclipe Caiçara). Os realizadores podem inscrever suas obras de 1 a 30 de junho, pelo site oficial do festival: www.curtasantos.com.br.
As 30 obras selecionadas pela comissão julgadora – dez para cada mostra – serão exibidas durante a programação do festival, que acontece entre 15 e 20 de setembro, na cidade do litoral paulista. Estará em disputa o troféu Maurice Legeard, nas categorias ficção, documentário, direção, roteiro, fotografia, montagem, som, ator e atriz.
Com a proposta de promover, fomentar e discutir a importância do curta-metragem brasileiro, o Curta Santos foi idealizado pelo agitador cultural Toninho Dantas, pela atriz Bete Mendes e pelo escritor José Roberto Torero, em 2002. Desde então, traça um panorama do audiovisual regional e estabelece um diálogo entre os realizadores do litoral paulista e a produção nacional.
Ao longo de doze edições já realizadas, não só vem solidificando o pólo de produção e exibição caiçara, mas tem formado e sensibilizado público para o filme curto, oferecendo programação totalmente gratuita, oficinas, palestras e debates com alguns dos principais nomes do audiovisual brasileiro.
“Hoje nosso pólo audiovisual é uma realidade complexa, uma produção inquieta, sem amarras, livre nas suas formas de expressão e linguagem, estética e de gêneros, abarcando novos formatos, gerando novas posturas, abordagens, análises e conteúdos”, comenta Ricardo Vasconcellos, diretor geral do festival.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.