terça-feira, 2 de junho de 2015

.: Filme perdido de Glauber Rocha será exibido pela primeira vez

Entre as dezenas de clássicos e novidades nacionais e internacionais que serão exibidos no Festival Internacional de Curitiba, chama a atenção um verdadeiro trabalho de arqueologia cinematográfica empreendido pelo próprio Fetival. 

Trata-se do filme “A Vida é Estranha”, com Glauber Rocha, um registro de viagem que jamais veio a público, e que será mostrado em primeiríssima mão no evento.

Tudo começou quando Cristiano Castilho, jornalista da Gazeta do Povo, entrevistou a cantora e musicista novaiorquina Mossa Bildner, atualmente morando em Curitiba. Na entrevista, Castilho ficou sabendo que Mossa foi namorada de Glauber Rocha nos anos 70, quando ambos viajaram para Marrocos e registraram o passeio na antiga bitola super 8. A produção do "Olhar de Cinema", alertada e incentivada por outro jornalista paranaense, Paulo Camargo, fez contato com Mossa, e teve acesso ao material filmado, armazenado numa única fita VHS, há anos esquecido numa prateleira.

A oportunidade era única e imperdível: digitalizar o arquivo e exibi-lo no "Olhar de Cinema 2015". Com produção de William Biagioli, Alexandre Rogoski ficou responsável pelo som do filme, finalizado em 5.1. Guilherme Delamuta realizou a correção de cores e a restauração digital, enquanto Pedro Giongo confeccionou, a mão, as novas cartelas que constam no filme, tudo sob a supervisão de Mossa.

O resultado é “A Vida é Estranha”, 39 minutos jamais exibidos em público, trazendo imagens da viagem de Glauber e Mossa pelo Marrocos, mais especificamente pela cidade de Essaouira, no litoral do Atlântico. Há cenas também de Madri, Marrakech e de Casablanca. Entre várias imagens raras, há uma cena onde Glauber apara sua imensa barba num barbeiro marroquino, além de várias tomadas feitas pelo próprio cineasta baiano.

O som do filme é composto por músicos marroquinos, amigos de Mossa, que tocam um estilo de música chamada Gnawa Lila, além de uma poesia de Clarice Lispector musicada pela diretora. Confira horários e sessões deste e de todos os filmes do "Olhar de Cinema 2015" no site www.olhar.decinema.com.br.

"A Vida É Estranha" / "Life’s Strange"
Brasil, 2015, 39′, DCP, Ficção, Experimental. 
Direção: Mossa Bildner.
Durante uma viagem para a cidade de Essaouira, em Marrocos, Glauber Rocha pegou uma câmera Super 8 para registrar o passeio com sua namorada Mossa Bildner. Quarenta anos depois, as pessoas poderão conhecer essas imagens.

Sobre o "Olhar de Cinema 2015"
O objetivo do "Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba" é promover reflexões sobre o cinema e formar novos olhares, por meio de um destaque dado a curtas e longas metragens pouco comuns nas salas de cinema brasileiras.

Abrangendo várias expressões culturais, o festival busca uma seleção de filmes que se comuniquem entre si. A intenção é que a combinação de novos talentos, diretores veteranos, convidados prestigiados e o público presentes num mesmo lugar seja a alma do festival.

Serviço:
"Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba"
De 10 a 18 de junho de 2015.
Realização: Grafo Audiovisual, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Patrocínio Master: BNDES, Correios, Sanepar.
Patrocínio: Fomento Paraná.
Apoio: Shopping Crystal, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba
Promoção: RPCTV e Gazeta do Povo

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.