Fernando Moreira, criador do "Page Not Found" e autor da obra, explica o impulso de criar personagens, ambientes e situações a partir de enredos verídicos. “Pela natureza do trabalho jornalístico, os posts do blog são condensados e retratados de forma mais seca e superficial. No livro, me permiti a ficção permeada pelo fio da realidade para desenvolver algumas das histórias mais surreais que já atravessaram o caminho do 'Page Not Found'. Acho que o estilo poderia ser chamado de uma nova forma de realismo fantástico”.
O processo de escolha dos fatos que serviriam de inspiração para os esquetes não foi fácil e algumas das histórias do livro são fruto da união de alguns casos distintos. "Meia verdade, meia mentira, meia palavra”, por exemplo, fundamenta-se no caso de um incêndio misterioso na Rússia, mas faz referência a outros noticiados no blog, como o episódio de uma igreja britânica que recebeu patrocínio de uma casa de apostas.
Escrito com linguagem jornalística, descontraída e acessível, “Baseado Em Fatos Reais” dá vida à imaginação do autor e de leitores de notícias, que, muitas vezes, perguntam-se se o que acabaram de ler realmente aconteceu ou foi apenas fruto de um roteiro de filme ou trama de novela das 9. "O livro mistura realidade e ficção e um dos seus grandes atrativos das suas histórias é desafiar o leitor a traçar a fronteira entre elas", afirma o autor.
Sobre o autor
Fernando Moreira descobriu sua vocação como jornalista após cursar dois anos de Engenharia e perceber que seu futuro estava longe dos intricados cálculos matemáticos. Formado em jornalismo pela Uerj em 1993, estreou como redator de uma prestadora de serviços da Globosat e como repórter de economia do jornal "O Dia". Em 1999, ingressou em "O Globo" e, no ano seguinte, mergulhou no jornalismo on-line. No fatídico 11 de setembro de 2001, por necessidade da redação, Fernando se tornou repórter da editoria internacional, na qual descobriu uma paixão avassaladora. Em 2006, criou o blog "Page Not Found" e, dois anos depois, se tornou editor da seção “Mundo” do site de "O Globo". Há dois anos, Fernando acumula as funções do blog e da edição da primeira página do site noticioso.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.