terça-feira, 23 de junho de 2015

.: Artista chileno Adrián Gouet tem obras expostas nas ruas de SP

Quem passar pela cidade de São Paulo poderá conferir gratuitamente 14 obras do artista plástico chileno Adrián Gouet. 

Os desenhos, produzidos no Brasil e inspirados nos momentos de ócio do paulistano na praia, estarão espalhados por pontos de grande circulação na região sul de São Paulo. 

A ação faz parte do projeto "Arte e Intervenção", iniciativa da produtora "Arte Marca", e tem como objetivo utilizar a arte pública como veículo para a recuperação da paisagem visual da cidade.

Além disso, busca resgatar a comunicação, a interatividade e a conexão dos indivíduos que moram na cidade com a natureza, proporcionando maior harmonia e humanidade no convívio entre as pessoas. “Uma invasão silenciosa e pacífica, que contribui também para a valorização da arte contemporânea”, afirma Simone Höfling, diretora da produtora Arte Marca.

Desta vez, o público se depara com adesivos aplicados a painéis de vidro que se sobrepõem ao ambiente, de forma a inserir a imagem desenhada por Adrián na paisagem. 

Durante sua estada no Brasil, Adrián Gouet visitou Ilhabela, onde produziu desenhos de observação, captando momentos que não queria esquecer. Adrián desenhava continuamente personagens que aproveitavam breves momentos de liberdade. Eram pessoas que escapavam da cidade durante os feriados e finais de semana e ali entregavam-se ao ócio.

Ao visitar São Paulo, o artista deparou-se com uma cidade consumida pela pressa. Em contraponto ao que viu na cidade praiana, o artista encontrou o ritmo frenético do cotidiano da metrópole, que parece competir com o próprio tempo.

O distanciamento que só um olhar estrangeiro pode proporcionar, revelou a Adrián o impacto dessa rotina nos cidadãos comuns. Eles não pareciam achar um momento para o ócio em meio às necessidades de realização dos afazeres de todo dia. Havia um aparente descompasso do tempo do relógio com os anseios do tempo subjetivo.

Adrián perguntou-se: "O que falta à cidade? O que colocar no dia a dia dos transeuntes que andam rapidamente para cumprir com seus deveres para lembrá-los dos benefícios do ócio?".

Os desenhos de Adrián foram feitos a partir da observação dos paulistanos na praia, em pleno relaxamento, e agora integram a cidade na tentativa de ativar a lembrança do verdadeiro tempo das coisas.

Trajetória
Adrián Gouet  - nascido em Santiago, em 1982 - é artista visual e ilustrador, licenciado em Arte pela Universidad Católica de Chile e mestre em artes visuais pela Universidade do Chile. Fez exposições coletivas em diversas mostras, entre elas Sin título (2010, Matucana 100), El terremoto de Chile (2009, Trienal de Artes Visuales, MAC Santiago), Clásico Universitario (2009, Sala CCU), assim como exposições individuais, como a Animal (2010),  galeria Macchina (2012) e na galeria XS (2013). Obteve por três vezes (2010-2013) financiamento da Fondart para diversos projetos de produção e exibição e em 2011 recebeu a bolsa CONICYT para a realização de estudos de pós graduação no Estudos de pós-graduação Chileción no Chile. Foi premiado com o Juan Mackenna (2011, Universidade Católica) e primeiro lugar no Century Artists XXI (2007). Juntamente com o seu trabalho docente, desenvolveu o núcleo da sua proposta plástica de  produção pictórica e gráfica em diversos suportes, obra essa que foi compilada em Revisión Técnica: Pintura en Chile 1980-2010, editada por Jorge González-Lohse y Ocho Libros editores.

Arte e Intervenção – o projeto
Em alguns locais definidos em conjunto com a Prefeitura foram instalados vidros temperados onde são colados adesivos com as intervenções artísticas. Canteiros e praças públicas, em pontos de grande circulação, recebem as estruturas unipolares, base para a instalação.

Para dar dinamismo à iniciativa, os adesivos são trocados periodicamente, despertando nas pessoas curiosidade e interesse por aquilo que está por vir. Em cada etapa do projeto um artista é convidado a preencher os suportes com a sua criação, que podem ser imagens, fotos, poesia (como foi a exposição de Katia Canton) e demais formas de expressão, tornando a ação uma mostra de arte contemporânea a céu aberto.

No total, já são 14 instalações, localizadas na regional de Santo Amaro. Outros pontos para implantação dos vidros estão em fase de aprovação das demais subprefeituras da cidade.

Outros projetos da "Arte Marca" incluem a exposição das esculturas impactantes do artista australiano Ron Mueck, que percorreu Paris, São Paulo, Buenos Aires e Rio de Janeiro, além da exposição da libanesa Mona Hatoum, que esteve em cartaz na Pinacoteca do Estado de São Paulo e agora finaliza sua temporada na Fundación PROA, em Buenos Aires. A Arte Marca também é responsável pela implantação e gestão da Fototeca e do Centro de Memória na cidade de Pindamonhangaba.

Serviço: 
"Projeto Arte e Intervenção"
Concepção e organização: "Arte Marca"
Data: a partir de 22 de junho de 2015

Locais das instalações
1)      Praça Augusto Tortorello de Araújo (Estátua do Borba Gato)
2)      Praça Marcos Manzini (Biblioteca Prestes Maia)
3)      Canteiro Central na Av. Interlagos, altura do nº 4.300 (Av. Interlagos x Av. Nações Unidas)
4)      Praça Ruy de Amorim Cortez
5)      Praça Salvador Strano (na confluência da Av. Bandeirantes com Av. Antonio de Macedo Soares)
6)      Av. Roque Petroni Junior, altura do nº 1.089 (em frente ao Shopping Morumbi)
7)      Canteiro Central na Av. Washington Luis (em frente ao Aeroporto de Congonhas)
8)      Canteiro entre a Av. Washington Luis e Av. Nossa Sra. do Sabará
9)      Praça Dona Benta Vieira
10)   Canteiro de retorno da Av. Mário Villas Boas Rodrigues
11)   Praça Embaixador Cyro e Freitas Valle (localizada à Av. Prof. Alceu Maynard Araújo)
12)   Canteiro Central da Av. Roberto Marinho
13)   Canteiro Central da Av. Dr. Chucri Zaidan
14)   Canteiro Central da Av. Nações Unidas, próximo ao shopping Morumbi

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.