sábado, 27 de junho de 2015

.: Alimentação saudável ganha movimento internacional

Programa da TV Cultura traz o exemplo do movimento urbano Ocupe e Abrace, para revitalizar o espaço público, e o santuário ecológico Cristalino, berço de aves do Brasil


O programa Repórter Eco do próximo domingo, dia 28 de junho, traz como destaque uma reportagem sobre a campanha internacional pelos direitos dos consumidores a uma alimentação saudável. Outra matéria sai do bairro paulistano Pompéia, onde os moradores se uniram para recuperar uma praça abandonada. E as aves do santuário ecológico Cristalino, no Mato Grosso, também estão no foco desta edição. A atração vai ao ar às 17h30, na TV Cultura.

A campanha da Consumers International, movimento internacional de defesa do consumidor, propõe que os países aprovem um tratato global que garanta uma comida mais saudável para a população. Cerca de 250 entidades abraçaram a causa em diferentes países. No Brasil, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) também aderiu à campanha. Na reportagem, a nutricionista do Idec, Ana Paula Bortoletto, elenca as medidas que poderiam ser adotadas e sugere ações. "Melhorar a informação disponível nos rótulos dos alimentos, restringir a publicidade de alimentos não saudáveis para as crianças e ter impostos que aumentariam o preço dos não saudáveis”. Ela sugere também promover educação alimentar nas escolas e espaços públicos, “para que as pessoas saibam quais os tipos de alimentos que elas devem consumir”

A produção de alimentos é outra questão abordada por Ana Paula. “A gente tem que estimular não só o consumo de alimentos saudáveis, mas também a produção, dando subsídios para os agricultores e disponibilizando locais onde eles possam vender seus produtos, como feiras orgânicas” No Brasil, existe uma lei federal que estabelece que 30% dos alimentos comprados para a merenda escolar devem vir da agricultura familiar, com preferência para alimentos orgânicos. 

Na cidade de São Paulo, o movimento urbano Ocupe e Abrace, formado por moradores do bairro Pompéia, atua para recuperar espaços públicos. Fizeram isso na praça Homero Silva, que era pouco frequentada. Agora, revitalizada, ganhou o nome Praça da Nascente. Em esquema de mutirão, eles transformaram o local e hoje há lago, peixes, flores, pássaros, horta e pomar. A animadora de vídeo Andrea Pesek, define esse trabalho comunitário: "A gente aprendeu que é possível (fazer) sem poder público, sem complicações. É só ir lá e fazer. Nosso lema é fazer fazendo".

A terceira matéria vem do Mato Grosso. No santuário ecológico Cristalino existe cerca de 600 espécies de aves, o que representa um terço das aves de todo o Brasil. Para registrar essa diversidade, o fotógrafo de aves Edson Endrigo dedicou 15 anos com milhares de cliques em meio à floresta e fala sobre seu trabalho nesta edição do programa. O local é, atualmente, um dos principais destinos de turismo ecológico.

O Repórter Eco é apresentado pela jornalista Márcia Bongiovanni. Integrante do jornalismo da TV Cultura de São Paulo, o programa está no ar há 23 anos. É exibido aos domingos, às 17h30, com reexibição aos sábados, às 8h05.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.