quinta-feira, 14 de maio de 2015

.: TAMTAM realiza "Semana do Cuidar", com atividades gratuitas


A ONG TAMTAM realiza entre os dias 18 e 22 de maio, no Espaço Sócio Cultural e Educativo Café Teatro Rolidei (Teatro Municipal de Santos, Av. Pinheiro Machado, 48 – 3º piso), a SEMANA DO CUIDAR, em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio). Uma série de atividades gratuitas compõe a programação, entre bate-papos, workshops e apresentações, que abrangem música, teatro, dança, literatura e cinema.

18 de maio, segunda-feira, 16h
Leitura e Sensibilidade: “Miserere – O Cacto sem espinho – erótico mesmo é a alma”
Com Regina Alonso | Maria Teresa Teixeira, pedagogas
Premidos que somos diante da morte, vida e do mistério da existência, produzimos religião, filosofia, ciência e poesia. A leitura comentada de poemas de Adélia Prado em Miserere nos levará à constatação da fragilidade da matéria vida e do sentimento de inadequação, de um descompasso entre o corpo e o espírito: “A alma se desespera, mas o corpo é humilde; ainda que demore, mesmo que não coma, dorme.” Público-Alvo: A partir de 14 anos. 

18 de maio, segunda-feira, 19h
Abertura oficial.
"Quando a gente gosta, é claro que a gente cuida: uma visão humanística do cuidar"
Palestra com Patrícia Gorisch, professora universitária, advogada e pesquisadora em direitos humanos.

19 de maio, terça-feira, 16h
Oficina de Musicalização: “Do Grito ao Ritmo”
Com Sol Martinez, jornalista, atriz e cantora | Luiz Arcas, músico
A oficina visa conectar as pessoas com seu som interior e fazer com que descubram ritmos, sonoridades, vozes, tons. Num mundo onde recebemos informações musicais pré-determinadas, buscamos desconstruir determinados padrões auditivos, fazendo com que as pessoas redescubram novas alternativas musicais a partir de um trabalho construído em grupo. O diferencial consiste em trabalhar um universo sonoro onde todos são inseridos. Basta lembrar que o ritmo da vida começa com a batida de nosso coração. Portanto, está dentro de todos nós!
Público-alvo: a partir de 8 anos. Vagas: 25 (preenchidas até 30 minutos antes da oficina).

19 de maio, terça-feira, 18h30
Teatro e Expressão: “CRIA. NÇ. AÇÃO”
Com Thays Ayres, psicóloga e atriz 
Tendo como principal ferramenta a ludicidade, a oficina promoverá um resgate ao tempo e ao espaço do brincar. Afinal, o cuidar com nossas crianças está diretamente ligado ao ato de brincar! O encontro, por meio de jogos teatrais, leitura e contação de histórias, potencializa a criatividade, a imaginação, o trabalho em grupo, a cooperação, o respeito às diferenças e a interação. Parte da grade de atividades permanentes do TamTam, a oficina abre suas portas para um momento de troca durante a Semana do Cuidar.
Público-alvo: de 8 a 12 anos. Vagas: 25 (preenchidas até 30 minutos antes da oficina).

20 de maio, quarta-feira, 19h
Palestra: “Genialidade e Loucura”
Com Dr. Edson Amâncio, neurologista

21 de maio, quinta-feira, 16h.
Oficina “Meditação Criativa – Dos Sentidos ao Sentir”
Com Elis Alonso, designer e educadora transpessoal
Processo vivencial que convida os integrantes a sentir outros estados de consciência de forma dinâmica, lúdica e criativa, nos conectando a essência sagrada da vida. Não se trata de religião, no sentido de crenças e dogmas, mas tem o objetivo claro de nos lembrar e nos reconectar com a força vital : a consciência viva.
Público-alvo: a partir de 14 anos. Vagas: 25 (preenchidas até 30 minutos antes da oficina).

21 de maio, quinta-feira, 19h
Abertura do Ciclo de Leituras Dramáticas TAMTAM: “O Anjo Renegado”
De Fabiano Santos, ator e diretor. Curadoria: Roberto Massoni

22 de maio, sexta-feira, 16h
Dança - Oficina Eutonia
Com Célia Faustino, educadora corporal, bailarina e pesquisadora em dança, diretora do Espaço de Consciência Corporal e membro do Grupo Percutindo Mundos
Apresenta a Eutonia, trabalho de consciência corporal criado e desenvolvido por Gerda Alexander que desenvolve um estado de presença e restabelece a capacidade de uma melhor variação do tônus de acordo com cada circunstância. O aluno entra em contato com o tempo do organismo, com os ritmos internos e com o diálogo entre este universo interno (sensações, percepções, emoções, pensamentos) e o externo (espaço, objetos, outros seres, as forças da Física). Trata-se de um caminho preventivo, indicado para todas as idades, já que melhora a qualidade de vida respeitando o ritmo pessoal de cada um. 
Público-alvo: a partir de 14 anos. Vagas: 20 (preenchidas até 30 minutos antes da oficina).

22 de maio, sexta-feira, 19h.
Cinema – “Cine Caiçara – Cuidando de nós mesmos”
Projeto Márcio Barreto, do Grupo Percutindo Mundos. 

24 de maio, domingo, 18h.
Espetáculo Literomusical – “Dona Doida”
Com Grupo Poetas Vivos

História
Iniciado na extinta Casa de Saúde Anchieta, em Santos, litoral de São Paulo, em 1989, o Projeto TAMTAM tem como objetivo promover saúde mental, prevenção às doenças, educação, acesso à arte e cultura, diversidade e inclusão social.

O trabalho teve origem após uma intervenção pública municipal no local. A humanização da chamada “Casa dos Horrores” contou com a atuação de uma grande equipe multidisciplinar e tinha como líder o médico sanitarista Dr. David Capistrano Filho. Nela estava também o arte-educador e pedagogo Renato Di Renzo, que revolucionou o chamado “tratamento”, propondo uma integração inclusiva e diversa, através de espaços para arte e convivência. O trabalho tornou-se referência e modelo no Brasil e repercutiu internacionalmente.

Em 1996 a TAMTAM ampliou suas atividades ao ocupar o foyer do Teatro Municipal de Santos, transformando-o em um espaço multicultural, onde músicos, escritores e a comunidade em geral passaram a se reunir. Hoje rebatizado de Espaço Sócio Cultural e Educativo Café Teatro Rolidei, sedia as atividades da ONG em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos.

As ações são executadas por um grupo de voluntários, que atendem 187 beneficiários, dos 7 aos 75 anos, com e sem múltiplas deficiências, distúrbios e/ou síndromes. Por meio do teatro, dança, música, artes visuais e comunicação, a ONG propicia aos seus alunos qualidade de vida e fomenta a discussão do novo homem e do mundo que se quer viver, longe da violência gratuita e da banalização das relações.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.