A história da teledramaturgia brasileira passa pelos sons criados pelo maestro Roger Henri, que já compôs nada menos do que 1600 músicas veiculadas em trilhas sonoras da TV Globo, algumas das quais já fazem parte da memória musical do brasileiro, como o tema de abertura de Supercine. A recém-estreada novela "Babilônia" também tem trilha original assinada por ele, responsável ainda por trabalhos clássicos em minisséries como "Engraçadinha", "Desejo" e "Memorial de Maria Moura", e novelas como "Paraíso Tropical", "Lado a lado" e "Insensato coração", entre tantas outras.
Para celebrar 40 anos de carreira e 60 de vida, Roger Henri resolveu mostrar ao público um novo lado de seu trabalho, como instrumentista e arranjador, e estreia seu primeiro show solo, "Segundas com Beatles", no dia 25 de maio, às 21h, no Teatro dos 4 (Shopping da Gávea), com direção de Ulysses Cruz e apresentação de Cissa Guimarães.
O repertório, como sugere o título, é totalmente dedicado à obra da mais importante banda de rock da história. Roger tocará guitarra e piano e escreveu novos arranjos para todas as canções, repaginadas em versões que unem rock, jazz e música clássica.
Ele estará acompanhado por Wagner Rodrigues e Priscila Rato (violino), Samuel Passos (viola), Paulo Santoro (violoncelo), Claudio Alves (contrabaixo), João Carlos Coutinho (piano), PH Castanheira (baixo), Heitor Lima (bateria), Vidor Santiago (sax/flauta), Altair Martins (trompete), Roberto Marques (trombone), além de um coro: Ciro Fernandes, Daniel Brito, Andressa Inácio e Mariana de Lima. “Busquei um repertório que conheço desde a adolescência, agregando os conhecimentos que adquiri nesses anos de experiência como arranjador, o que para mim é como revisitar o passado, tocando as músicas que mais gosto e me emocionam, dando uma nova roupagem, com orquestração”, explica Roger.
O roteiro inclui alguns dos principais clássicos da carreira dos quatro rapazes de Liverpool, como "A Hard Day´s Night", "Yesterday", "The Fool On The Hill", "Eleanor Rigby", "Here, There And Everywhere" e "Across The Universe", entre tantos outros. Roger conta que se apaixonou pelos Beatles logo na primeira audição. “Na época em que eles apareceram, já estudava música (acordeão, piano e violão, passando para a guitarra quando os ouvi pela primeira vez). Eu já tinha a curiosidade pelas harmonias e arranjos deles, que eram muito diferentes de outras bandas, com vocais, solos e uma variedade de ritmos que as outras não tinham”, exalta.
A razão principal para a criação deste espetáculo celebrando Beatles é homenagear o filho Felipe, que inspirou ainda o retorno de Roger Henri à guitarra, instrumento do qual estava afastado há cerca de 20 anos: “Perdi o Felipe, e ele era um grande fã da banda, talvez por minha influência. Estou fazendo esse show em sua homenagem. Ele também vivia me pedindo para voltar a tocar guitarra e sempre falava: pai, onde está aquela sua alegria de tocar?”. Este show é para ele”, conclui.
Além de assinar as trilhas de algumas das mais importantes obras da TV Globo, Roger Henri também é o autor do arranjo de piano e voz do Hino Nacional, gravado por Fafá de Belém e que se tornou um marco na campanha das Diretas. Ele escreveu ainda um novo arranjo para o "Tema da Vitória", especialmente para a transmissão do enterro de Ayrton Senna. Também contabiliza em seu currículo passagens pelas principais gravadoras (Som Livre, Universal, RGE, e outras), assim como participações em Festivais da Canção. Assinou ainda a direção musical de shows na Sala Funarte e lançou um CD instrumental com suas composições e orquestrações para a novela "Lado a Lado", da TV Globo.
sexta-feira, 15 de maio de 2015
Tecnologia do Blogger.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.