segunda-feira, 4 de maio de 2015

.: Prêmio RBS de Educação valoriza projetos educadores e estudantes

Iniciativas de incentivo à leitura em diferentes disciplinas e com múltiplas abordagens podem ser inscritas até julho


Projetos de qualidade na área de incentivo à leitura, em suas diferentes formas, têm uma oportunidade de reconhecimento e valorização. O 3º Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo (www.premiorbsdeeducacao.com.br/2015/) vai premiar iniciativas de educadores e estudantes das redes pública e privada que desenvolvam práticas de mediação entre leitores e textos. As inscrições vão de 4 de maio a 17 de julho, no site do concurso (www.premiorbsdeeducacao.com.br/).

Assim como em 2014, a premiação deste ano terá as categorias Escola Pública e Escola Privada, voltadas para educadores, e Jovens Protagonistas, destinada especialmente a estudantes da educação básica (de 14 a 24 anos). Apesar de ser focada em leitura, a ação é aberta a projetos de todas as disciplinas, desde que sejam abordados em formato de texto.

– As diferentes formas de se conectar com as palavras são fascinantes. E com o Prêmio nós queremos valorizar todos os bons profissionais e alunos que incentivam essas práticas. Ler é fundamental, independentemente da plataforma – afirma a gerente-executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e uma das realizadoras do concurso, Lucia Ritzel.

O site do Prêmio oferece gratuitamente o curso online Leitura Para Entender o Mundo, destinado a interessados em iniciar ou aperfeiçoar suas práticas de apoio à leitura em sala de aula ou em outros encontros. Neste ano, a participação no curso é aberta a qualquer região do Brasil – não apenas Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A ferramenta oferece informações sobre leitura e papel do mediador. No site, estão disponíveis cartilhas que podem ser usadas em encontros de formação organizados por escolas ou instituições.

O Prêmio RBS de Educação é uma realização do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, com apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). É uma das principais ações no campo do Investimento Social Privado (ISP) realizadas em 2015, expressando o compromisso da RBS com o desenvolvimento da educação básica no país.

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho – Por meio da FMSS, o Grupo RBS  dá sentido prático ao compromisso com o desenvolvimento sustentado das comunidades onde está presente e, em decorrência, do Brasil. Há 28 anos, vem consolidando um histórico de intervenções de alto impacto na agenda social brasileira, acompanhando os grandes temas relacionados com o pleno desenvolvimento de crianças e jovens, e também contribuindo para a consolidação do Investimento Social Privado (ISP) e a qualificação do Terceiro Setor. Em abril, a Fundação lançou um conjunto de mudanças para reforçar a aproximação com o jovem, com o posicionamento Conhecimento Transforma.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.