Guarda-chuvas e óculos são os produtos mais comuns no Achados e Perdidos dos postos Poupatempo. Mas inúmeros outros objetos também despertam a atenção, como capacetes, brinquedos, remédios, chaves e livros, inclusive a Bíblia. As pessoas que procuram o Poupatempo para tirar documentação também costumam esquecer os próprios documentos, antigos ou mesmo os que acabam de receber.
Um frequentador já esqueceu a bengala e só voltou dias depois para buscá-la, conta a secretária da administração do Poupatempo Sé, Maria Martinha Cardoso. Ela já encontrou uma sacola com quase 50 pares de óculos, provavelmente esquecidos por um vendedor ambulante. Outra vez deparou-se com um saco com mais de 50 pacotes de macarrão instantâneo.
Há dois anos, um caminhoneiro esqueceu no posto Sé uma carteira com R$ 3,5 mil, mas ela foi encontrada por outro usuário, que a entregou aos funcionários com todo o dinheiro. “O caminhoneiro não acreditou”, conta a gerente da unidade, Candida Rocha Schwenck.
Todos os itens encontrados pelos funcionários dos postos Poupatempo ficam à disposição dos proprietários por até 90 dias. Produtos perecíveis e itens não reclamados em até três meses são encaminhados como donativos para o Fundo Social de Solidariedade.
No posto da Sé, os funcionários encontraram recentemente uma cuia de chimarrão de couro e uma garrafa térmica. No Poupatempo de Itaquera, um cidadão esqueceu dois pacotes de maconha no banheiro e outro deixou uma caixa de hóstias na unidade. A droga foi encaminhada às autoridades policiais e as hóstias foram descartadas, junto com outros alimentos perecíveis.
No caso de documentos e telefones celulares, os funcionários tentam localizar os donos através das informações disponíveis. Caso não seja possível, os documentos vão para os Correios e os telefones são encaminhados para doação.
As pessoas podem obter informações sobre objetos encontrados nos postos onde eles foram perdidos ou através do Disque Poupatempo, pelo telefone 0800-772 3633 (ligação gratuita). O interessado descreve o objeto perdido e, caso ele seja localizado, os funcionários entram em contato.
Novidade
Para facilitar a localização de objetos perdidos, o Poupatempo vai incluir em seu Portal um serviço de busca automática. O programa está sendo desenvolvido pela área de sistemas da Prodesp – Tecnologia da Informação, empresa do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo Programa Poupatempo.
O usuário deverá criar o seu perfil com login e senha de acesso no novo site, que vai facilitar o acesso ao agendamento prévio para atendimento e a outros serviços, como consultas ao guia de informações e ‘linha do tempo’ pessoal, com registros de retirada de documentos ao longo da vida.
A inclusão de novos serviços que facilitem a vida do cidadão no portal do Poupatempo, acessível também pelo celular e tablets, faz parte da estratégia do governo estadual de ampliar as áreas de governo eletrônico. “O Estado de São Paulo tem como prioridade a utilização de novas tecnologias e a integração de serviços para facilitar a vida do cidadão”, afirma o secretário Julio Semeghini, titular da subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão do Governo do Estado de São Paulo.
Confira a lista de objetos esquecidos nos postos do Poupatempo
- Guarda-chuvas – produto campeão de esquecimento em todos os postos;
- Óculos – segundo produto mais esquecido, com ou sem estojo;
- Livros – de todos os tipos, inclusive Bíblias;
- Dinheiro – os casos de esquecimento são raros, mas um homem já recuperou a carteira com R$ 3,5 mil;
- Bengala – um homem esqueceu a bengala e voltou dias depois para buscá-la;
- Brinquedos – bonecas e carrinhos são muito comuns
- Capacetes – alguns motociclistas vão embora sem perceber que o capacete ficou;
- Drogas – dois pacotes pequenos de maconha encontrados no banheiro do posto de Itaquera;
- Documentos – as pessoas vão ao Poupatempo em busca de documentação, mas também costumam perder documentos no local, novos ou recém-tirados.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.