sexta-feira, 22 de maio de 2015

.: O livro favorito de... Simone Anjos, artista plástica

Muito dos nossos gostos, de nossas escolhas, dizem muito a respeito de nós mesmos. E revelar o livro favorito não deixa de ser uma superexposição. 

Dentro da campanha 
#MeuLivroFavorito, o Resenhando.com publica, a cada sexta-feira, uma indicação diferente. O objetivo de incentivar a leitura dos internautas, a partir da divulgação de livros favoritos de pessoas famosas e anônimas. 

Nesta semana, a artista plástica Simone Anjos, revela que o seu livro preferido é o livro-reportagem "Meninas da Noite", de Gilberto Dimenstein

"'O universo literário sempre me acompanhou. Sou da época em que os pais tinham estantes lotadas de livros e os meus eram comprados em um tal de Círculo do Livro, ainda tenho muitos infanto-juvenis que repassei aos meus filhos. Enfim, ao longo da vida muitos livros nos marcam, poderia citar vários, mas um em especial tem espaço até hoje, algo que li no início da adolescência e por seu conteúdo forte, mantêm-se atual, pois o problema social ali relatado, só multiplicou. O livro é 'Meninas da Noite' de Gilberto Dimenstein, jornalista que investigou por um ano a prostituição infantil no Norte e Nordeste e o comércio humano, ligado a essa questão. A questão social e sórdida que permeava as folhas desse livro, até hoje, ecoam em minha mente e o pior é que os problemas apenas agravaram e não se limitaram as regiões Norte e Nordeste, é algo endêmico de todas as cidades brasileiras, onde sociedade e governo são coniventes. O livro é antigo, passou-se mais de 20 anos, mas o tema continua atual e infelizmente poderiam ter sido lançado várias outras edições com o mesmo tema e não faltaria assunto.".
Simone Anjos



Sobre o livro "Meninas da Noite"
Resultado de uma série de reportagens feitas entre entre 1985 e 1995, sobre a prostituição infantil, e que foram publicadas no jornal Folha de S.Paulo em 1992, "Meninas da Noite" é um livro do jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein.

Gira em torno de meninas consideradas escravas da região Norte e Nordeste do Brasil. Foi um trabalho amplo, que durou um ano entre planejamento, investigação e publicação das matérias. Dimenstein viajou durante seis meses pelo Norte e Nordeste do Brasil, procurando lugares em que meninas eram escravizadas sexualmente ou quase mantidas em cativeiro.


Sobre Simone Anjos
Artista, iniciou sua carreira pouco mais de três anos, fez parte da equipe técnica do muralista, o artista Paulo Consentino. Em 2014, assumiu as rédeas da criação própria e desenvolveu murais na cidade, fachadas de prédios públicos e oficinais de muralismo pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Hoje assume um novo espaço cultural na cidade, o Lounge Tremendão (casa de eventos), complexo que integra o Espaço Tremendão (loja de carros), um espaço para abrigar oficinas ligadas as diversas vertentes artísticas e culturais, além de saúde, esporte e bem estar. Onde espera-se que seja uma referência em um endereço onde as pessoas possam conviver, ter acesso a lazer e cultura.
***
Simone Anjos está no #Resenhando.com para a série de depoimentos #MeuLivroFavorito. Qual é o seu? Para os internautas interessados em participar, basta curtir a fanpage do site –www.facebook.com/SiteResenhando - e enviar, por mensagem, a indicação do livro favorito, e os motivos da escolha.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.