O projeto Cine Circo Comentado do mês de maio exibe o clássico do cinema italiano "A Estrada", de Federico Fellini com debate após a sessão com as convidadas especiais: Lily Curcio (palhaça Jasmin) e Andréa Macera (palhaça Mafalda), no sábado, dia 16 de maio, às 17h, no Cine Olido. O filme será exibido novamente no dia 20, às 20h.
O diálogo entre o circo e o cinema é tão antigo quanto a própria história do cinema. Desde as primeiras décadas do século XX, momento em que o cinema se afirma como a expressão artística por excelência da modernidade, o circo emprestou à Sétima Arte alguns de seus elementos cênicos e narrativos – técnicas de interpretação, conhecimento da mis en scène, sugestões temáticas e cenográficas.
Tal como o circo, o cinema dos primeiros tempos também se firmaria como uma arte essencialmente popular. Sem aprofundar muito a questão, basta lembrar que o namoro entre as duas artes produziu obras-primas como O circo (1928), de Charles Chaplin, marco do período silencioso e também inspirou Federico Fellini em filmes como A estrada (1954) e Os palhaços (1970).
Dirigido por Federico Fellini, o longa-metragem "A Estrada" (1954) é a atração do programa de maio. Considerado uma das obras mais interessantes produzidas por Fellini, o filme narra à história de Gelsomina, uma garota humilde e ingênua, que é vendida por sua mãe para Zampanò, um homem rude que trabalha como artista de rua, arrebentando correntes.
Para comentar o filme, o Cine Circo traz duas convidadas especiais: Lily Curcio (palhaça Jasmin) e Andréa Macera (palhaça Mafalda). Vale lembrar que o espetáculo apresentado pela dupla de palhaças, “A La Pipetuá”, inspirado nos protagonistas Gelsomina e Zampanò, foi concebido e dirigido em parceria por Nani Colombaioni, palhaço italiano, que assessorou Fellini na direção de La Strada.
O Cine Circo é uma Parceria do Departamento de Expansão Cultura com o Centro de Memória do Circo, e exibe ao público sessões que abordam circo como assunto.
Sinopse e Ficha Técnica
"A Estrada"
"La Strada", Itália, 1954, 108 min, digital
Direção: Federico Fellini
Com: Giulietta Masina, Antony Quinn, Richard Basehart
Gelsomina é vendida por sua mãe para Zampanó. Ambos não têm nada em comum: o jeito ingênuo e humilde da jovem é o oposto da rudeza de Zampanó, um artista mambembe. A chegada de um equilibrista, que admira especialmente Gelsomina, trará acontecimentos inesperados.
Serviço:
Cine Circo Comentado com o filme "A Estrada" de Federico Fellini
Local: Cine Olido
Endereço: Avenida São João, 473 – República
Data: 16 de maio, às 17h, sessão e debate. Dia 20 de maio, às 19h
Ingressos: R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia)
terça-feira, 12 de maio de 2015
Tecnologia do Blogger.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.