segunda-feira, 4 de maio de 2015

.: Chapa Quente e o humor na grade de programação da Rede Globo

Mais humor, por favor
Por: Mary Ellen Farias dos Santos*
Em maio de 2015


Desde 9 de abril, o seriado de comédia, "Chapa Quente" chegou com a promessa de 25 episódios para colocar em destaque o jogo de cintura do brasileiro que sobrevive ao dia a dia. No decorrer dos primeiros episódios, tudo mostrou ser apenas permeado pelo humor mediano tendo protagonistas mais do que batidos e que já não agradam mais. 

O texto leve de Claudio Paiva tenta, com simplicidade, apresentar as dificuldades dos brasileiros para contornar todas as barreiras que surgem a cada dia. É com a missão de nunca deixar a peteca cair que sempre coloca em prática o jeitinho brasileiro. Eis aí o "X" da questão.

Entre as várias situações cotidianas com brincadeiras que usam e abusam do humor popular, o resultado das caras e bocas dos protagonistas não é surpreendente e não consegue envolver o público. Enquanto Marlene (Ingrid Guimarães) mostra ser somente mais uma personagem caricata, Leandro Hassum, na pele de Genésio não convence. 

Preenchendo o espaço de "A grande família", a novidade na grade de programação traz aquele humor cheio de ranço e mais do que conhecido pelo público. Diferente de "Pé na Cova", por exemplo, que apesar de tudo conseguia ir além e, de fato, conseguia fazer rir.

Enfim, considerando programas do mesmo gênero, é de bom tom que o fim do "Zorra Total", não fique somente na "mudança" de nome para "Zorra", mas que, de fato, tenha mais humor de qualidade. Afinal, a internet está muito mais bem servida com canais no Youtube como: "Porta dos Fundos" e "Amada Foca". 



* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.