terça-feira, 28 de abril de 2015

.: Peça "Menopausa", com Rosi Campos, aborda universo feminino

As mudanças de humor das mulheres nos períodos de tensão pré-menstrual ou na menopausa tornaram-se uma espécie de anedotário popular. Registros datam que, cerca de 4.000 A.C, mulheres com tais sintomas tinham como diagnóstico a histeria, que, posteriormente, passou a ser identificada (na Idade Média) como possessão diabólica. 

A medicina avançou e comprovou que se tratava simplesmente de uma questão hormonal, que poderia causar fortes variações no humor feminino. A eterna fonte de pesadelos para a maioria das mulheres é o mote da comédia ‘Menopausa’, de Rodrigo Nogueira, que estreia no dia 08 de maio, no Teatro das Artes, com direção de João Fonseca, com Rosi Campos, Pia Manfroni  e Rose Abdallah no elenco.

As atrizes interpretam personagens que estão vivendo as agruras da menopausa e se encontram em um aeroporto temporariamente fechado para pousos e decolagens. Enquanto aguardam seus voos, elas trocam experiências e discorrem sobre diversas questões, como felicidade conjugal, solidão e medo de envelhecer. Tudo com muito humor e fartas doses de descontrole emocional, provocadas pelas alterações hormonais decorrentes desse ciclo feminino.

O texto de Rodrigo Nogueira nasceu não só através de pesquisas, mas também da troca de experiências com as próprias atrizes. “Antes de escrever a peça, fiz questão de me reunir com elas, ficamos três horas conversando. As vivências delas com essa fase foram a minha maior inspiração, não precisei ler mais uma linha depois de ouvi-las. Obviamente, acessei informações científicas, mas o clima já estava todo ali”, explica. “O espetáculo é uma grande comédia e costumo defini-lo como ‘Do ódio à menopausa, para a ode ao climatério”, brinca.

O diretor João Fonseca também trocou muito com as atrizes durante os ensaios e teve o universo do cineasta espanhol Pedro Almodóvar como uma de suas inspirações. “Uma referência quando abordamos o mundo das mulheres, ele já era uma indicação do texto. Essa peça é uma comédia. Às vezes rasgada, às vezes delicada. Buscamos não apenas o humor, mas a humanização das personagens”.

Sinopse
A ação do espetáculo se passa na sala de embarque do aeroporto, na cenografia criada por Nello Marrese. Ao constatar que seu voo está atrasado devido ao mau tempo, Tita (Pia Manfroni) procura Val (Rosi Campos), funcionária de uma companhia aérea e velha amiga. Incomodada com a demora de seu voo, Stela (Rose Abdallah) acaba ouvindo a conversa entre as duas: Tita está aflita porque acha que está grávida, mas Stela levanta a hipótese dela estar entrando na menopausa.  Desesperada, Tita compra um exame na farmácia e confirma a suspeita de Stela. A partir daí, em meio aos calores e oscilação de humor, elas trocam experiências, acusações e fazem uma descoberta surpreendente sobre o passado de uma delas.  

Para João Fonseca, falar sobre a menopausa ainda é um tabu, e o espetáculo procura desmitificar esse assunto. “Fiquei mais atento às mulheres que me cercam e passei a perceber que várias delas encaram este momento e levam a vida normalmente. Elas são definitivamente mais fortes do que os homens”, exalta.

Ficha Técnica
Argumento: Marilia Toledo e Emílio Boechat
Texto: Rodrigo Nogueira
Direção: João Fonseca
Produção Geral: Sandro Chaim
Elenco: Rosi Campos (Valdete), Pia Manfroni (Tita) e Rose Abdallah (Stela)
Cenografia: Nello Marrese
Figurinista: Bruno Perlatto
Designer de Luz: Adriana Ortiz
Visagista: Dicko Lorenzo
Realização: Chaim XYZ Produções

Serviço
"Menopausa"
Teatro das Artes
Endereço: Shopping da Gávea - Loja 264 - 2º Piso | Rua Marquês de São Vicente, 52 - Gávea 
Telefone: (21) 2540-6004

Temporada
Estreia: Sexta-feira, 8 de maio
Temporada: até 28 de junho, quintas a sábados, às 21h, e domingos, às 20h
Preços: Quintas e sextas, R$ 80, sábado e domingo, R$ 90
Classificação etária: 12 anos
Duração: 60 minutos

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.