A série “Árvores”, do fotógrafo Sérgio Ranalli, mostra um solo brasileiro poético a partir de árvores solitárias que resistiram ao tempo e à ação do homem.
Um dos mais respeitados fotojornalistas brasileiros, Sérgio Ranalli, é quem assina a série fotográfica “Árvores”, trazida ao público com exclusividade pela Mirafoto. A coleção traz 50 imagens aéreas de árvores sobreviventes à força do homem em florestas que cederam espaço à produção de alimentos.
“Árvores” começou a ser produzida em 2008, quando o fotojornalista saiu pelo Brasil retratando as transformações do solo em diversas cidades brasileiras para reportagens. Ranalli viajou pelos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Cataria, Rondônia, Amazonas e Rio Grande do Norte registrando a solidão de árvores que resistiram ao poder econômico de terras férteis e promissoras.
No início, Ranalli não enxergou as fotos como uma série, mas sua percepção mudou com o tempo. “Quando fui rever estas imagens, percebi que elas dialogavam visualmente e tinham uma linguagem suave, delicada, diferente de tantas fotos de catástrofes que vemos. Esse olhar teve um impacto positivo sobre as pessoas, que se intrigaram muito”.
Além da beleza poética, o fotógrafo ainda admite o papel de conscientização que a série acabou ganhando. “Enquanto elas gastam mais tempo para observar as árvores e a composição da fotografia, mais elas refletem sobre o verdadeiro problema que estamos enfrentando, incluindo a escassez de alimentos”, afirma o fotógrafo.
Potencial
O projeto começou a ganhar forças em 2014, quando Sérgio Ranalli enviou algumas imagens da série para Rosana De Conti e Soraya Montanheiro, da Mirafoto. “Elas enxergaram um potencial nessa linguagem fotográfica e prepararam o material para venda. A resposta foi imediata e já estamos pensando em uma exposição para este ano”.
A resposta do público tem sido tão positiva que o trabalho deverá ganhar uma exposição própria ainda este ano.
Sobre a MirafotoBaseada em São Paulo, a Mirafoto é uma galeria de fotografia que oferece ao público um acervo com mais de 2.000 obras impressas pelo processo digital, com pigmentos minerais sobre papéis algodão, alfa celulose, acabamentos com passe-partout e molduras diferenciadas, apresentadas nas linhas: Premium, Fine Art, Metacrilato e Coleções. A galeria tem fotografias à venda em um showroom no bairro do Butantã, em São Paulo, além do site www.mirafoto.com.br.
O trabalho é realizado com fotógrafos renomados brasileiros que assinam as obras como Sérgio Ranalli, Maurício Simonetti, Juan Esteves, Carlos Goldgrub, Cláudia Furlani, Yasushi Tomita, Orlando Azevedo, entre muitos outros. Algumas dessas fotografias são também parte do acervo permanente de museus como o MAM - SP. A equipe da galeria também oferece serviço de assessoria em ambientação, atuando junto a arquitetos e designers parceiros de todo o Brasil.
segunda-feira, 20 de abril de 2015
Tecnologia do Blogger.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.