quinta-feira, 2 de abril de 2015

.: 2 de abril é Dia Internacional do Livro Infantil

Era uma vez... um menino que nasceu em Odense, na Dinamarca, no dia 2 de abril de 1805. Ele se chamava Hans e sua família era muito pobre. Um dia, Hans encontrou um homem rico que reconheceu seu talento e o ajudou a driblar a pobreza e a alcançar reconhecimento público e aceitação.

Esse menino é Hans Christian Andersen, hoje considerado o pai do conto de fadas moderno. Andersen deixou mais de 150 contos, muitos baseados nas tradições e na cultura oral de sua terra natal, aos quais emprestou seu estilo singular e um tanto de sua própria história pessoal. Clássicos como "O Patinho Feio" e "A Pequena Vendedora de Fósforos" nasceram de sua pena e rapidamente ganharam o mundo.
Desde 1967, por uma iniciativa do IBBY, celebramos a herança de Andersen a cada 2 de abril, o Dia Internacional do Livro Infantil. 

Os caminhos que ele trilhou no século XIX continuam sendo inspiração e referência para incontáveis escritores, roteiristas, dramaturgos, pais, educadores que buscam na matéria-prima de suas narrativas um meio de expressão, uma forma de comunicar ideias ou o simples prazer de uma boa leitura.

Os contos de fadas têm a extraordinária capacidade de se atualizar e se reinventar, desafiando o relógio do tempo ao aproximar o passado do presente. Eles, de alguma forma, caminham com a humanidade. Não é mera coincidência princesas passarem a ter opinião. Coadjuvantes virarem protagonistas. Bruxas repensarem seus comportamentos bizarros e excessivos. Patinhos feios não virarem cisnes.

A literatura infantil não se resume aos contos de fadas, é claro, mas deve muito a eles. Eles são um tesouro que pertence a todos nós e que passamos de geração em geração. Quando somos crianças, nos ajudam a elaborar e a expressar sentimentos, a superar medos, alimentam nossa imaginação. Depois se tornam puro encantamento literário, um lugar aconchegante para onde simplesmente gostamos de voltar. 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.