quarta-feira, 11 de março de 2015

.: Matías M. Molina autografa "História dos Jornais no Brasil"

Jornalistas, professores, estudantes e aficionados da imprensa no Brasil costumam lamentar a falta de trabalhos sobre a história da atividade no país. Resultado de décadas de pesquisa, o livro  "História dos Jornais no Brasil", lançamento da Companhia das Letras assinado pelo jornalista Matías Molina, vem preencher o vazio. O projeto prevê a publicação de três volumes capazes de abarcar toda a história da imprensa no país, desde suas primeiras manifestações no Brasil colônia até os dias atuais. 

O primeiro volume aborda a imprensa no período colonial, no tempo em que o Rio de Janeiro era sede da Corte, estende-se até a época da Independência, quando os jornais foram palco de renhidas disputas políticas, e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840. Como epílogo, traz uma análise dos fatores que condicionaram o desenvolvimento da imprensa no país e ajudam a explicar a baixa penetração dos jornais na sociedade brasileira.

Primeira etapa de um grandioso empreendimento, este volume dá a dimensão do escopo e rigor do projeto e ainda comprova o engenho do autor, um dos poucos no país capazes de produzir um trabalho tão minucioso quanto necessário.

O lançamento do livro será na segunda-feira, dia 23 de março, às 19h, na loja da Companhia das Letras, por Livraria Cultura, à Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional, em São Paulo.


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.