quinta-feira, 19 de março de 2015

.: Ex-anoréxica, chef lança livro lúdico, delicioso e saudável

Preocupada com a saúde de nossas crianças, a chef de cozinha Lidiane Barbosa lança em parceria com a escritora Ana Paula Abreu livro infantil

 
Ela é conhecida por ser mestre na alquimia de transformar qualquer prato em fonte de saúde. Nas redes sociais, suas dicas, vídeos e receitas são a grande sensação entre os que buscam bem-estar através de uma boa alimentação. Também ministra cursos, palestras e atua como consultora de restaurantes, já são sete pelo país que levam sua assinatura em seus cardápios. Porém quem vê a chef Lidiane Barbosa hoje, mal pode imaginar que ela foi uma criança gordinha, passando por uma adolescência anoréxica e seu amor pelos alimentos e pelas panelas a transformaram nesse exemplo da gastronomia saudável.

E para nos ajudar nessa alimentação mais limpa para as nossas crianças e sem neuras, a chef em parceria com a escritora Ana Paula Abreu acaba de lançar o livro infantil “Vó Leninha em… O Aniversário de Isabela”, lançado pela editora Viajante do Tempo. A obra convida o leitor a viajar na companhia da vó (personagem de outro livro infantil de Ana Paula, “O Mistério da Sopa da Vó Leninha”), que organiza uma festinha de aniversário para a neta, Isabela, e se esmera no preparo de deliciosos e saudáveis quitutes. São receitas de salgados como coxinha e esfirra e de doces como bolo e brigadeiro (todos sem o uso de glúten, leite, açúcar refinado e outros alergênicos), assinadas por Lidiane. Ao longo da narração a Vó Leninha também ensina os leitores a cuidar da horta.

De cunho didático, a obra explica a importância de se alimentar bem. Nas últimas páginas, o livro traz um glossário mostrando o que são e para que servem os superalimentos, como inhame e linhaça. O livro poderá ser adquirido em diversas livrarias do Brasil, como a Catarinense, Blulivro, Livraria Cultura, Livraria Travessa, e nos sites das mesmas.

Figura carimbada em publicações nacionais, Lidiane é docente em Gastronomia Funcional em cursos de pós-graduação de nutrição funcional no Rio de Janeiro. Com um trabalho reconhecido entre médicos e nutricionistas, seu carisma e domínio da arte de ensinar fazem de Lidiane Barbosa hoje uma  referência na gastronomia brasileira.

A avó materna de Lidiane foi uma das suas maiores inspirações na cozinha. Observando-a às voltas com as panelas, ela desenvolveu verdadeira paixão pela culinária. “Adorava a cozinha da minha avó, mas sempre tive a preocupação de preparar receitas mais saudáveis, então suprimia alguns ingredientes, trocava outros e assim criava novas possibilidades. Comecei a desenvolver receitas alternativas com nutrientes importantes, sem uso de açúcar refinado e alergênicos”, conta.

Lidiane aprimorou seu conhecimento na Espanha e hoje ensina sua arte para milhares de pessoas. O cardápio criado por ela envolve principalmente o uso de biomassa de banana verde (espessante natural de sabor neutro). Também costuma fazer a substituição de farinha de trigo por farinhas de arroz, grão-de-bico, amêndoas, mandioca, féculas de batata e outras. Temperos funcionais também têm vez, a exemplo do açafrão, cardamomo, cúrcuma. O resultado origina receitas tão gostosas quanto as tradicionais, muitas vezes até adaptações de receitas de família, mas muito mais saudáveis.

A chef sugere às famílias incentivarem a alimentação saudável entre as crianças, levando-as para as feiras livres e para os supermercados para que conheçam produtos saudáveis. Defende que os pequenos aprendam a cozinhar seu próprio alimento, a preparar seus bolos para levar para o lanche da escola e a dividir o que aprendem com os amigos. “Além de estimular o convívio familiar, fugimos dos industrializados e, quem sabe, estimulamos um futuro chef de cozinha”.

“Muitos pais fingem não ver ou encaram o fato da criança ser mais gordinha como saudável. O que ninguém consegue perceber é que o problema vai muito além da questão estética, esse problema está diretamente ligado à um futuro cheio de doenças e complicações na saúde”

Segundo a Organização mundial da saúde, a obesidade está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares e atividade física, além de fatores biológicos, comportamentais e psicológicos. O sobrepeso e a obesidade são o quinto fator principal de risco de disfunção no mundo. A cada ano, pelo menos 2,8 milhões de pessoas adultas morrem em consequência do sobrepeso ou da obesidade. 44% dos casos de diabetes, 23% dos casos de cardiopatias isquêmicas e de 7% a 41% dos casos de alguns tipos de câncer são atribuíveis ao sobrepeso e à obesidade. 


É muito comum encontrar nas filas dos supermercados, pais, redendo-se à vontade dos filhos em comprar: biscoitos, balas, refrigerantes e salgadinhos e o contrário, ver os pais dizendo “não” é muito raro de acontecer.  Lidiane não acha que as crianças devam viver em uma bolha, para a chef, os pequenos têm suas vontades e dentro do que vale à pena para nossa saúde, devemos sim, abrir exceções, o que não pode acontecer é a exceção virar rotina.

Galeria

 


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.