O pano de fundo para o debate será o atual cenário político do Brasil, os mais recentes protestos populares que pedem por impeachment da presidente Dilma Rousseff e como eles influenciam o futuro do país. O último deles reuniu, segundo a Polícia Militar do Estado de São Paulo, 1 milhão de pessoas na Avenida Paulista. Outro evento já está marcado para dia 12 de abril.
O doutor em Ciência Política Aldo Fornazieri, diretor acadêmico da FESPSP, afirma que a proposta é gerar uma reflexão sobre as causas e efeitos destas manifestações. “Neste momento delicado da política e da economia do Brasil, é extremamente importante pensarmos sobre como estes protestos nascem, o que há por trás deles e principalmente como podem interferir e modificar a nossa vida em sociedade”.
Além de Fornazieri, o encontro receberá também Moisés Marques, doutor em Ciência Política e coordenador da pós-graduação em Política e Relações Internacionais da FESPSP, o professor Paulo Silvino, doutorando em Sociologia e Marcos Florindo, doutor em Sociologia.
Aldo Fornazieri
Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria e mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Hoje diretor acadêmico, coordenador do curso de pós-graduação em Globalização e Cultura e professor da FESPSP, Fornazieri atua principalmente nos temas bom governo, república e corrupção.
Moisés MarquesPossui graduação em Tecnologia pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, graduação em Engenharia Civil pela UMC, graduação em Ciências Sociais, MBA Controller, além de mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Atuando principalmente com Política Pública e Internacional, Marques é coordenador do curso de pós-graduação em Política e Relações Internacionais e professor da FESPSP.
Paulo Silvino
Doutorando em Sociologia pela UNICAMP, mestre em Sociologia pela UNESP e bacharel em Ciências Sociais pela UNICAMP. Atua como pesquisador e professor de Sociologia na FESPSP, além de exercer atividade de pesquisa com temática pertinente ao Pensamento Social Brasileiro e à Formação da Sociedade Brasileira.
Marcos Florindo
Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em História e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Experiência docente e de coordenação acadêmica em cursos nas áreas das ciências sociais, da administração de empresas e na Pós-Graduação em Gestão Pública. Atua como professor e pesquisador nos seguintes temas: políticas públicas, Estado e modernização da sociedade, formação e desenvolvimento das instituições policiais. Atualmente é professor da FESPSP.
FESPSP: 81 anos de Reconhecimento
A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.
Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.
O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.
Serviço
Debate: "Não É Só Pelo Impeachment"
Data: Segunda, 30 de março de 2015
Hora: 8h30
Local: Auditório da FESPSP (Rua General Jardim, 522, 7º andar; próximo à estação de metrô República)
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.