segunda-feira, 9 de março de 2015

.: Como criar oportunidades mesmo em momentos de crise

Crise hídrica, corrupção na Petrobras, economia em baixa. Cenário aparentemente desfavorável para qualquer brasileiro que deseja empreender ou pretende arrumar um novo emprego. Mas não é isso o que afirma o fundador da Sartori Desenvolvimento Humano e Organizacional e especialista em Recursos Humanos, Fábio Sartori. Segundo ele, momentos difíceis escondem oportunidades ainda mais vantajosas para quem usa a criatividade e mantém o foco.

Experiente profissional, com passagens importantes por empresas como Bunge e Volkswagen, o administrador de empresas atende há cinco anos empresas da região que buscam profissionais especializados para diversas áreas. Para isso, fundou a própria empresa, em Santos, mesmo com poucos recursos e sem contratos mensais para garantir a operacionalidade da consultoria.

O passo mais importante da sua vida, até então, foi dado quando ainda atuava no mundo corporativo. Na época, estava em uma editora espanhola recém-chegada ao Brasil. Sartori foi um dos principais responsáveis pela implantação do departamento de recursos humanos da multinacional por aqui.

Em sua trajetória de mais de dez anos na área de recrutamento e seleção, o especialista adquiriu experiência suficiente para encontrar os profissionais ideais para cada uma das funções disponíveis. Tanto que com a consultoria, até hoje, não precisou trocar nenhum de seus contratados por motivos de insatisfação do contratante.

“Um dos nossos diferenciais sempre foi não termos custos para serviços sem aprovação de candidato aos nossos clientes. Também nunca cobramos exclusividade dos serviços. A agilidade e assertividade em preencher as vagas também foi o que garantiu nossa ascensão com a consultoria. Atualmente, trabalhamos com toda a faixa portuária em Santos e indústrias da região”, revela Sartori.

O administrador acredita que “as melhores oportunidades estão nos momentos de crise”. Ele costuma utilizar a própria história como fonte para inspirar jovens empreendedores e candidatos desmotivados. “Comecei a trabalhar muito cedo, aos 14 anos. Minha mãe sustentava a casa e não tinha muitos recursos para cuidar de mim e da minha irmã. Fui entregador, encarregado de almoxarifado e conquistei cargos melhores, mesmo sem formação, por força de vontade”, conta.

Atualmente, a consultoria atua com ênfase no ramo portuário, indústrias e empresas de prestação de serviços. Embora o foco principal ainda seja em Santos e região, os serviços também se expandem a algumas unidades de clientes fora da Baixada Santista, como Rio de Janeiro, Recife, Bahia e São Paulo, onde a atuação já é bastante substancial.

Superação em tempos de crise
Além de estar preparado, acreditar no projeto é a principal dica do especialista em recursos humanos. “Sempre vai ter muito mais gente falando que não vai dar certo. Você vai ter mais motivos para desistir do que seguir em frente. Mas se realmente quiser e tiver força de vontade, você pode vencer”, comenta.

Sartori acrescenta que a superação de momentos ruins também depende de uma capacidade de antecipação dos cenários futuros e explica que este tipo de visão ajuda a se preparar e a planejar da forma mais apropriada. “Nesta atual crise, aconselho a pensar ‘fora da caixa’. É assim que os grandes empreendedores se destacam. Posso afirmar que hoje estamos vivendo um cenário parecido quando iniciamos as operações há cerca de cinco anos. É importante estar atendo às oportunidades e mostrar quais são os seus diferenciais”, finaliza.

Experiência
Formado em administração de empresas e pós-graduado na área de gestão de pessoas e planejamento estratégico, Fábio Sartori atuou por 12 anos, em posição de liderança, em empresas de grande porte, como Bunge Brasil e Volkswagen, participando ativamente dos resultados e expansão dos negócios. Atualmente é empresário e CEO da Sartori – Desenvolvimento Humano e Organizacional, sustentando o crescimento das organizações, por meio de contratação de profissionais em posições estratégicas e treinamentos comportamentais. Fábio Sartori também é Life Coaching & Executive Leader Coaching. 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.