quarta-feira, 11 de março de 2015

.: "Cinema Musical Norte-americano - 4 Décadas em 4 Filmes"

O Sesc Santos inicia a partir do próximo dia 12 a mostra-workshop “Cinema Musical Norte-Americano – Quatro Décadas em Quatro Filmes” que consiste na apresentação, e posterior debate com Marcelo Pestana e Carlos Cirne, de quatro filmes musicais americanos icônicos das décadas de 1940, 50, 60 e 70, destacando sua importância no contexto cinematográfico mundial.

O cinema norte-americano ao longo do tempo lança inovações que marcam a história da sétima arte e servem como referências para mercados cinematográficos ao redor do mundo. Alguns filmes, porém, se destacam além do esperado e se tornam fenômenos de bilheteria, lançam moda, fazem nascer para o estrelato galãs e mocinhas e viram clássicos reverenciados mesmo décadas após sua estreia nas telonas.

Os musicais encantam plateias de todo o mundo por suas coreografias bem ensaiadas, canções que moldam e costuram a trama e jogos de câmera de tirar o folego e são sobre essas características tão marcantes que os críticos de cinema Marcelo Pestana e Carlos Cirne irão comentar nos quatro dias de exibição da mostra.

Programação completa:


"Modelos" ("Cover Girl")
EUA - 1944 - 107 min. Direção: Charles Vidor. Com Rita Hayworth e Gene Kelly. Rusty Parker, sonha ser uma estrela na Broadway e, após vencer um concurso para ser a “Garota da Capa” de um famoso magazine, abandona o trabalho no night club de seu namorado Danny McGuire (Gene Kelly), no Brooklyn. Clássico musical de época, ficou famoso pela junção da dupla Kelly-Hayworth, e pelo elaborado número musical com a canção tema do filme. Exibição de trechos comentados. Sala 1.
Livre. Grátis.
Quinta-feira, 12 de março, às 19h.



"Nasce uma Estrela" ("A Star is Born")
EUA - 1954 - 181 min. Direção: George Cukor. Com Judy Garland e James Mason. Garland vive a cantora Esther Blodgett, um inegável talento emergente. Ela se apaixona por Norman Maine (James Mason), um ator alcoólatra cuja carreira está em declínio.  Marca o retorno de Judy Garland ao cinema após quatro anos de ausência, no primeiro musical e também primeiro filme colorido do diretor George Cukor. Encurtado após sua estreia, o filme renasceu das cinzas em 1983, quando o historiador Ronald Haver encontrou quase todas as sequências cortadas e supervisionou a reconstrução da obra de Cukor quase à sua minutagem original. E é renovado mais uma vez agora em formato digital, com áudio e vídeo revitalizados e com materiais musicais e fotográficos recentemente descobertos incorporados a ele. Uma estrela sempre tem seu brilho natural.  Sala 1. 
Livre. Grátis.
Sexta-feira, 13 de março, às 19h



"Charity, Meu Amor" ("Sweet Charity")EUA - 1969 - 133 min. Direção: Bob Fosse. Com Shirley MacLaine, Ricardo Montalban, Sammy Davis Jr., Paula Kelly. Charity é uma sonhadora dançarina de aluguel, que passa por altos e baixos românticos, enquanto espera por seu príncipe encantado, que obviamente custa a aparecer. Mas ela acredita no amor. Com roteiro de Neil Simon, e baseado no espetáculo homônimo de 1966, foi coreografado por Bob Fosse, contando uma história inspirada em “Noites de Cabiria”, de Federico Fellini. Sala 1. Não recomendado para menores de 10 anos. Grátis.
Sábado, 14 de março, às 15h





"Cabaret" ("Cabaret")
EUA - 1972 - 124 min.. Direção: Bob Fosse. Com Liza Minnelli, Michael York, Joel Grey, Marisa Berenson, Helmut Griem. Berlim no início da década de 30. O nazismo ascendia em velocidade impressionante, mas a maioria das pessoas ainda não tinha noção do terrível poder que aquela força política teria num futuro bem próximo.  Baseado no musical da Broadway de Fred Ebb e John Kander de mesmo nome, que por sua vez foi adaptado de peça de John Van Druten, inspirada no conto “I Am a Camera” do livro "Goodbye to Berlin", de Christopher Isherwood. Sally Bowles (Liza Minnelli), uma sonhadora jovem americana que canta no cabaré Kit Kat Club, se apaixona por Brian Roberts (Michael York), um escritor inglês bissexual. Ambos se envolvem com Maximillian von Heune (Helmut Griem), um nobre alemão. E quem a tudo observa e comenta é o Mestre de Cerimônias do cabaré (Joel Grey). Sala 1. Não recomendado para menores de 10. Grátis.
Domingo, 15 de março, às 15h.

Serviço
Cinema Musical Norte Americano
Entrada gratuita.
Local: Sala 01.
Data: 12, 13, 14 e 15 de março
Endereço: Sesc Santos - Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida. Tel: (13) 3278-9800

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.