quarta-feira, 18 de março de 2015

.: Cine Debate aborda as fronteiras entre o real e o imaginário

Em 20 de março a Associação Paulista de Medicina (APM) promove o Cine Debate, às 19h, a primeira edição de 2015. Nesta reunião, o filme exibido será A Dama de Shangai, de 1948, produção norte-americana dirigida por Orson Welles e roteiro baseado no livro If I Die Before I Wake, de Sherwood King.

A história é protagonizada e narrada por Michael O’Hara, marinheiro que ajuda mulher misteriosa, Elsa Bannister, quando é assaltada. No dia seguinte, o bem feitor recebe a visita do marido da loira, Arthur Bannister, que o convida a trabalhar em seu iate. O casal, que chegava a Nova York de Shangai, seguiria viagem até São Francisco pelo Canal do Panamá. Encantado e apaixonado por Elsa, Michael aceita o emprego.

Também no barco está George Grisby, sócio de Athur, cujos planos de forjar sua morte para ganhar o dinheiro do seguro são apresentados ao marinheiro. O montante, cinco mil dólares, desperta em O’Hara os planos de usá-lo para fugir com sua amada. Entretanto, quando Grisby é encontrado morto, Michael é acusado de homicídio.

A discussão que acontecerá após a exibição do longa abordará as fronteiras entre o real e o imaginário. Segundo Wimer Bottura Júnior, médico psiquiatra e presidente do Comitê Científico de Adolescência da APM, “será incitado o debate sobre a capacidade de se iludir com outras pessoas a partir da observação do que é tratado no filme. A Dama de Shangai, além de um clássico e com belas cenas, proporciona esse olhar claramente”. Logo, o objetivo é refletir sobre a percepção e os julgamentos, na sua essência e forma de construção.

O Cine Debate é gratuito e aberto ao público. As inscrições precisam de antecedência, pelo telefone (11) 3188-4281 ou eventosculturais@apm.org.br. Não será permitida a entrada após o início do filme.

APM | Cine Debate – A Dama de Shangai
Data: 20 de março de 2015
Horário: 19h
Local: APM
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3188-4281
www.apm.org.br 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.