quarta-feira, 18 de março de 2015

.: Cine Comunidade retoma programação em escadaria

Projeto já teve mais de 50 exibições com bate-papos na cidade. Curta “Carregadores do Monte” será seguido por debate com equipe do filme.

O Cine Comunidade consiste na formação de público para produções audiovisuais, desenvolvimento de um olhar mais crítico por parte do espectador e a discussão sobre aspectos do cotidiano a partir dos filmes. 


O projeto realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Santos, através da Coordenadoria de Cinemas e com apoio da Vídeo Paradiso, e cujas sessões são seguidas de bate-papos com o crítico de cinema André Azenha, retoma sua programação a partir do próximo domingo, 22 de março, 19h30, na escadaria do Monte Serrat. Na ocasião, será exibido o premiado curta-metragem “Carregadores do Monte”. Em seguida, haverá bate-papo com o diretor do filme, Cássio Santos, e membros da equipe de produção. O evento é gratuito. O telão será colocado na metade do trajeto da escadaria do monte.

Na semana seguinte, a programação seguirá no Instituto Arte no Dique, com filme a ser confirmado. Com este retorno, o Cine Comunidade buscará ampliar ainda mais sua atuação no município e democratizando o acesso à cultura. Já foram mais de 50 sessões em 18 espaços santistas, entre comunidades, ONGs, associações de bairro, escolas e creches. Haverá uma exibição por semana.

Carregadores do Monte
O filme narra a difícil rotina de trabalho dos carregadores que enfrentam 402 degraus, mais de uma vez por dia, para subir objetos como eletrodomésticos, materiais para construção, entre outros, para os moradores do morro – que tem apenas a escadaria como acesso.

Gravado em Santos, no morro Monte Serrat, por jovens das Oficinas Querô, o curta foi selecionado para  o 41º Festival de Gramado. O documentário foi dirigido por Cássio Santos e Julio Lucena, capacitados na oficina básica e avançada de audiovisual do Instituto Querô.





O Cine Comunidade:
O Cine Comunidade já realizou mais de 50 sessões em 18 espaços de Santos: Centro da Juventude da Zona Noroeste (Rádio Clube), Instituto Arte no Dique (Rádio Clube), Cine ZN, Associação Tia Egle (Dale Coutinho), Ação de Recuperação Social do Saboó, Centro Cultural do Morro do São Bento, Biblioteca Plínio Marcos e Escola Total, ambos de Caruara, Centro Comunitário do Castelo Branco (BNH, Aparecida), CAIS Milton Teixeira (Vila Mathias), Brinquedoteca Municipal e Escola Total, ambos na Ilha Diana, Museu da Imagem e do Som de Santos (Vila Mathias), Senat Santos e as creches Estrela Guia e Nossa Senhora da Providência, Casa do Sol e Associação Japonesa de Santos. Quase 2 mil pessoas pessoas passaram pelas sessões, que atingiram crianças, jovens, adultos e idosos.

ONGs, entidades de bairro, associações, creches, etc, podem entrar em contato com a Coordenadoria de Cinemas da Prefeitura, localizada no Museu da Imagem e do Som de Santos, para solicitar o projeto, pelo telefone 3226-8019 ou no local, à Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, piso térreo. www.facebook.com/cinecomunidadesantos

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.