quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

.: Jornalista Jon Stewart decidiu filmar 118 Dias baseado em fatos

“O ímpeto para fazer o filme veio dos meus sentimentos de culpa
e de reparação sobre o que aconteceu no Irã”, diz o apresentador Jon Stewart sobre sua estreia na direção em 118 Dias


Estrelado por Gael García Bernal, o elogiado drama baseado
em fatos reais estreia nos cinemas no dia 5 de março.
O drama 118 Dias (Rosewater, EUA, 2014), baseado em fatos reais, marca a estreia como diretor e roteirista de cinema do apresentador do programa “The Daily Show with Jon Stewart”, exibido pelo canal Comedy Central. Vencedor por 19 vezes do prêmio Emmy, o programa levou a marca de Jon Stewart, a sátira política, ao horário nobre e a um dos maiores sucessos da televisão americana.

Mas, foi essa mesma sátira política que, involuntariamente, parece ter ajudado a incriminar o jornalista iraniano Maziar Bahari, que passou 118 dias na prisão em sua cidade natal, Teerã, entre os meses de junho e outubro de 2009. “O ímpeto original para fazer o filme veio dos meus sentimentos de culpa e de reparação sobre o que aconteceu a Bahari no Irã. Eu encontrei e conversei com ele após a publicação de seu livro e o filme começou a partir daí”, disse Jon Stewart sobre 118 Dias, do qual também é produtor executivo.

Baseado no livro best-seller do The New York Times “Then They Came for Me:  A Family’s Story of Love, Captivity, and Survival” (Então eles vieram me buscar: uma história familiar de amor, de cativeiro e de sobrevivência), escrito pelo iraniano com cidadania canadense Maziar Bahari, o filme conta a difícil experiência do jornalista durante a cobertura das eleições no Irã em 2009. Na produção, é o ator mexicano Gael García Bernal (No, Cartas para Julieta, Ensaio sobre a Cegueira) quem interpreta Bahari.

Em junho de 2009, Bahari retornou para o Irã e para Teerã, sua cidade natal, para cobrir as eleições e entrevistar Mir-Hossein Mousavi, que se mostrava uma oposição consistente ao presidente em exercício Mahmoud Ahmadinejad. Nesses dias, ele dá uma entrevista em Teerã para o programa “The Daily Show with Jon Stewart”, em que são feitas sátiras à situação do país, no estilo tradicional do programa.

No dia das eleições, enquanto os partidários do candidato Mousavi saiam às ruas para protestar contra a declaração de vitória de Ahmadinejad apenas poucas horas após o fechamento das urnas, o jornalista decide assumir um grande risco pessoal ao filmar e enviar a reportagem sobre os distúrbios para a emissora britânica BBC publicar.

Pouco tempo depois, a polícia invade a casa da mãe (Shohreh Aghdashloo, de A Instituição, A Casa do Lago, Casa de Areia e Névoa) de Bahari, onde ele estava hospedado, e sob argumentos questionáveis leva o jornalista para detenção. Na prisão, uma das provas usadas contra Bahari é justamente a entrevista que ele concedeu ao “The Daily Show with Jon Stewart” – seus algozes levaram a sério as brincadeiras que foram ao ar e o acusaram de traição. Na prisão, o jornalista é submetido à tortura e a incessantes interrogatórios nos 118 dias seguintes, conduzidos sempre pelo mesmo homem, que se identificou apenas pelo codinome Rosewater (Kim Bodnia, de Amor é Tudo o que Você Precisa).

“O filme 118 Dias surgiu ao acaso, baseado infelizmente na terrível situação que Maziar viveu. Nosso show o entrevistou no Irã em 2009, antes das eleições; logo depois das eleições, ele foi levado e detido na Prisão Evin, onde mostraram a ele um vídeo do segmento em que ele apareceu em nosso programa. Os responsáveis pela sua prisão viram as imagens como uma prova de que Maziar era um espião”, afirma Jon Stewart.

Em outubro de 2009, após a esposa de Bahari liderar uma campanha internacional de Londres, onde o casal vivia, pela libertação do marido em todos os canais da mídia ocidental, inclusive no “The Daily Show with Jon Stewart” – no programa, a história de Bahari ganhou grande cobertura, as autoridades iranianas finalmente deixaram o jornalista livre, após o pagamento de US$ 300.000 e a promessa de que Bahari atuasse como espião para o governo.

O sensível e belíssimo drama biográfico 118 Dias estreia no dia 5 de março nos cinemas.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.