sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

.: Pouca gente sabe, mas Sr. Spock virou um boneco Ken colecionável

Por Helder Miranda
Em fevereiro de 2015


Morreu nesta sexta, 27 de fevereiro, o ator Leonard Nimoy, o primeiro sr. Spock da série "Jornada nas Estrelas". Ele morreu em casa, em Los Angeles, nos Estados Unidos, depois de ser hospitalizado na segunda-feira, dia 23, depois de sentir fortes dores no peito, vitimado por uma doença crônica, que obstruía os pulmões de Nimoy.

O papel de maior sucesso, indiscutivelmente, foi o Senhor Spock, meio humano, meio alienígena, no seriado "Jornada nas Estrelas", exibido de 1966 e 1969. 

O personagem, nascido em Vulcano, é o primeiro oficial da nave estelar Enterprise e virou até boneco Ken colecionável, da Mattel. Inspirado no filme "Star Trek" e com traços do ator Zachary Quinto, o boneco Ken vem com modelito idêntico ao usado pelo personagem Spock. Cancelada depois de três temporadas pela baixa audiência, o seriado se tornou um clássico cult e até hoje atrai uma legião de fãs que não para de crescer. "Jornada nas Estrelas", em 1973, foi transformada em uma série de animação, e de filmes.

A Paramount Pictures começou a trabalhar em um filme de "Star Trek" em 1975 depois de vários pedidos do criador da série, Gene Roddenberry. O estúdio descartou o projeto dois anos depois à favor de uma nova série de televisão, "Star Trek: Phase II", com o elenco original. Entretanto, depois do enorme sucesso de "Star Wars" e "Close Encounters of the Third Kind", a Paramount mudou de ideia novamente, cancelando a produção da série e adaptando seu episódio piloto no filme de 1979 "Star Trek: The Motion Picture". 

Outros cinco filmes estrelando o elenco original se seguiram, de 1982 a 1991. O elenco da série spin-off "Star Trek: The Next Generation" estrelaram outros quatro filmes, de 1994 a 2002. Um reinício da série de televisão original, intitulado simplesmente Star Trek, foi lançado em 2009, dirigido por J.J. Abrams, que ganhou uma continuação em 2013, e é até o momento o título mais recente.
  
Pelo personagem que o consagrou, Nimoy foi indicado três vezes ao Emmy, o Oscar da televisão americana, em 1967, 1968 e 1969. Ele também dirigiu os filmes "Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock", de 1984 e "Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa", de 1986.


Existe vida depois do Sr. Spok?
Nascido em Boston, em 1931, filho de imigrantes ucranianos, Leonard Nimoy começou a carreira nos anos 1950, com o filme "Kid Monk Baroni" e o seriado "Perry Mason" e, como arrimo de família, fazia alguns bicos, como o de entregador de jornais.

Trabalhou pela primeira vez com com William Shatner, que interpretava James T. Kirk, o capitão da nave estelar USS Enterprise de "Jornada nas Estrelas", em "The Man from U.N.C.L.E", um seriado exibido nos Estados Unidos entre 1964 e 1968. 

Também participou de filmes como " Os Invasores de Corpos", de 1978, e "Pagemaster - O Mestre da Fantasia", de 1994. E ainda  dois episódios da animação "Os Simpsons" em dois episódios, em 1993 e 1997, como ele mesmo. Como o Sr. Spock, dublou um episódio da animação "Futurama", no episódio "Where No Fan Has Gone Before", de 2002, e fez participação especial no último filme lançado da série, "Além da Escuridão - Star Trek", de 2013.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.