A visitação estende-se também ao Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, onde está localizado o túmulo da religiosa baiana. Diariamente chegam visitantes por meio de excursões ou em grupos independentes, inclusive de soteropolitanos. Segundo levantamento da entidade, os turistas nacionais vêm principalmente dos estados de São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Já os estrangeiros são provenientes de países, como Alemanha, França, Itália, Áustria, Espanha e Inglaterra.
Temporada de Cruzeiros
A chegada da temporada de cruzeiros, que começou em novembro passado e prossegue até março deste ano, é outra atração que tem impulsionado as visitações ao Memorial. Milhares de turistas nacionais e estrangeiros devem visitar o MID durante este período. “Os cruzeiros têm destacado o Memorial como uma das principais atrações em seus roteiros. Esse cenário foi reforçado com o filme, que provocou no público a vontade de conhecer mais sobre a história e o legado de Irmã Dulce. É impressionante a quantidade de pessoas que chegam dizendo que viram a cinebiografia e que se sentiram motivadas a saber mais sobre o Anjo Bom e ajudar as Obras Sociais”, comenta Osvaldo.
Ministério do Turismo
Dados divulgados pelo Ministério do Turismo apontam que em 2014 mais de 17 milhões de brasileiros viajaram pelo país levados pela fé. A mesma pesquisa também destacou que Salvador (BA) está entre as cidades barrocas mais visitadas pelos peregrinos no Brasil, ao lado de Ouro Preto (MG), Mariana (MG) e Congonhas do Campo (MG). Localizado no Largo de Roma, na capital baiana, em um prédio anexo à sede da OSID, o Memorial Irmã Dulce tem entrada franca e está aberto à visitação de terça a domingo, das 10h às 17h.
Sobre as Obras Sociais Irmã DulceEntidade filantrópica sem fins lucrativos, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) são uma espécie de ‘holding social’ constituída por 16 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de saúde, assistência social e educação, dedicando-se ainda à pesquisa científica, ensino médico, preservação e difusão da história de Irmã Dulce e gestão de unidades públicas de saúde. Hoje, a OSID é considerada pelo Ministério da Saúde um dos maiores complexos de atendimento 100% SUS do país, responsável por cerca de 4 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano. Atualmente, conta com mais de 4.000 funcionários, além de 500 médicos e 200 voluntários.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.