segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

.: Campanha #AskHerMore: atrizes contra machismo no Oscar

Por Helder Miranda
Em fevereiro de 2015

Já não era sem tempo: muitas atrizes famosas vem levantado a voz contra o que classificam demonstrações de machismo, já que enquanto atores do sexo masculino recebem perguntas relacionadas a carreiras e papéis nos filmes, elas recebem - apenas - questões sobre vestidos, penteados e dietas. 

O grupo Representation Project, responsável pelo #AskHerMore ("Pergunte Mais a Ela", em tradução literal) , solicitou que a hashtag fosse usada pelo público para pressionar os entrevistadores no Oscar. Afinal, não é raro entrevistadores focarem mais na aparência feminina do que mo motivo que levou cada uma delas até ali.

Por este motivo, a campanha #AskHerMore ganhou cada vez mais notoriedade, em um ano em que a premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas -composta em 77% por homens - não indicaram nenhuma mulher aos grandes prêmios - excluindo daí, obviamente, as categorias de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, que são obrigatórias. As atrizes exigem, com todo o direito, um tapete vermelho menos sexista nas premiações de Hollywood. Convenhamos, não é pedir muito.

O movimento ganhou popularidade com a vencedora do Oscar Reese Witherspoon, que postou nas redes sociais uma espécie de desabafo. "#AskHerMore.. você ouviu falar dele? É concebido para inspirar os repórteres a fazer perguntas criativas sobre o tapete vermelho. Eu amo o Oscars e a moda como muitos de vocês - e estou animada para compartilhar #WhoAmIWearing mais tarde esta noite. (ainda não!!) Mas eu também adoraria responder a algumas destas questões .... E ouvir suas sugestões ?! (Compartilhe em baixo!) Há tantas candidatas incríveis e talentosos este ano ..! Vamos ouvir as suas histórias! Espalhe a palavra. #AskHerMore #Oscars #Countdown".

Chega a ser um absurdo cobrar para que jornalistas trabalhem direito e façam perguntas mais inteligentes às atrizes, não apenas sobre o que elas estão usando em uma noite de premiação - pode até fazer parte... mas para veículos especializados. "Pergunte sobre a mulher que está usando o vestido, não a respeito do que ela está usando", sugeriu a iniciativa, que ganhou coro com a última vencedora na categoria de Melhor Atriz, Julianne Moore, além de Cate Blanchett, que já também faturou a estatueta por "Blue Jasmine", e Emma Stone, estrela da pequena obra-prima da comédia-romântica juvenil "A Mentira", que vem galgando uma trajetória bonita em Hollywood com filmes cada vez mais respeitados e, em 2015, foi indicada aoOscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel em "Birdman", considerado o Melhor Filme deste Oscar.  

O site The Daily Share promoveu até premiações para estimular perguntas mais interessantes vindas dos espectadores."Qual era seu plano B se fracassasse como atriz?","Que papel feminino você sonha em interpretar?",   "Qual o melhor conselho que você recebeu?", foram algumas das sugestões. 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.