terça-feira, 27 de janeiro de 2015

.: "São Paulo, 461 anos" na visão de Luiz Gonzaga Bertelli

Por: Luiz Gonzaga Bertelli*


São Paulo comemorou neste domingo, 25, seus 461 anos. Maior cidade da América Latina, uma das megalópoles do mundo, nasceu tímida, no Planalto, fruto das missões jesuíticas do padre José de Anchieta. Passou muito tempo despercebida, servindo apenas como entreposto comercial. Foi o ciclo do café e, posteriormente, os primeiros processos de industrialização, que mudaram a vocação da cidade. De mera coadjuvante a protagonista, São Paulo transformou-se na terra das oportunidades. Atraiu povos do mundo inteiro, em especial italianos, espanhóis, portugueses e japoneses. Foi palco, também, de intensas migrações internas. A complexidade do desenvolvimento urbano elevou a cidade ao patamar de mais importante do país.

Com a industrialização ganhando fôlego nos anos 1960, os empresários necessitavam cada vez mais de qualificação na mão de obra e buscavam abrir oportunidades em seus parques industriais para os jovens. Dessa forma, educadores, empresários, executivos e demais autoridades reuniram-se para definir a criação de uma organização que contribuísse para a formação desses jovens para os novos desafios que viriam pela frente.

Foi assim que o CIEE nasceu, tímido como a cidade, em uma casa no bairro do Bixiga. Hoje, com mais de 350 pontos de atendimentos por todo o país, os números expressam sua grandeza: 15 milhões de jovens encaminhados para o mercado de trabalho, desde a fundação. Juntamente ao estágio, seguiu-se a nova modalidade de formação profissional: a aprendizagem. Preparada pelo programa Aprendiz Legal, uma parceria do CIEE com a Fundação Roberto Marinho, abre a possibilidade de jovens de 14 a 24 anos inserir-se nas empresas e, ao mesmo tempo, participar de cursos teóricos ministrados por instrutores do CIEE.

São Paulo mantém-se como o carro-chefe do CIEE. É o município que mais oportunidades oferece para os jovens e onde há o maior número de empresas conveniadas. Nada mais justo do que prestar essa homenagem ao município que tem em sua história uma vocação entusiasmada para o mundo do trabalho.

* Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.