Aos 88 anos, o escritor, que é membro da Academia Brasileira de Letras, terá praticamente toda a sua obra reeditada pela editora Nova Fronteira. A editora selecionou oito títulos que passeiam pela diversidade de gêneros que compõem a obra de Cony, tanto para adultos quanto para o público juvenil. E para os próximos anos, a editora prepara mais novidades do autor que tem um número expressivo de títulos.
"Chaplin e Outros Ensaios", que será lançado apenas na versão digital, e "O Harém das Bananeiras" completam a lista dos três títulos adultos que ganharam reedições.
"A Volta por Cima", "Luciana Saudade", "Quinze Anos", "Vera Verão" e "Rosa, Vegetal de Sangue" foram os representantes da literatura juvenil de Cony.
Descrito pelo autor como um quase romance, "Quase Memória" transporta o leitor para outro mundo, “um mundo que acabou”, nas palavras do autor. O mundo de seu pai, jornalista como ele, mas de um tempo perdido, do Rio capital federal, do compadrio despudorado, não da violência. Do dia a dia indulgente. Na elegia ao pai que é "Quase Memória", o protagonista Ernesto Cony Filho é o corpo e o espírito da época. Sonha alto e dorme prometendo grandes feitos para “amanhã”. E o que faz é atolar-se nos próprios sonhos, desfazer-se deles, criar outros e outros. É uma figura quixotesca, no relato quase cruel do filho, mas por isso mesmo fascinante.
Já "O Harém das Bananeiras" é um conjunto de crônicas autobiográficas que revela um pouco sobre quem foi o jovem Cony e como se tornou um dos mestres das letras. O livro conta com passagens divertidas, como a história que dá nome ao livro.
Relançado exclusivamente na versão digital, "Chaplin e Outros Ensaios" é uma coletânea de textos publicados em jornais, revistas ou como prefácios, desde a década de 1950. A faceta ensaísta de um dos autores mais premiados da nossa literatura compreende uma análise inteligente de vários temas: a carreira de Charles Chaplin, o romance carioca de Machado de Assis, Lima Barreto e Manuel Antônio de Almeida, reflexões sobre a obra de Guimarães Rosa e até notas sobre a vida do papa João Paulo II, entre muitos outros assuntos.
Em "A Volta por Cima", uma garota luta contra a obesidade e é alvo de zombaria dos amigos. Um dia, deixa todos surpresos quando conquista o coração de um dos rapazes mais ricos de Ipanema.
"Luciana Saudade" trata dos dramas, dos conflitos internos, das amizades improváveis, rivalidades, alegrias presentes na adolescência. Inspirada em uma história real, a obra-prima neorrealista "Rosa, Vegetal de Sangue" é uma tragédia que expõe preconceitos e relações de poder em uma sociedade repleta de vícios.
"Quinze Anos" é uma coleção de casos verídicos (ou quase), que retrata a juventude como ela é. Alegrias, tristezas, apreensões, problemas - tudo recheado de humor e sensibilidade. Por fim "Vera, Verão" traz a história de uma mulher que abandona a carreira nas passarelas para buscar um sentido na vida.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.