segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

.: O caminho de Santiago de Compostela em ebook

Tatiana Fadel Rihan registrou sua peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela em seu iPhone e o resultado é o delicioso UMA VIAGEM EM UM BLOCO DE NOTAS


Há muitos livros sobre o Caminho de Santiago de Compostela, mas nenhum como esse! Uma Viagem em um Bloco de Notas (Imprensa Livre, 616 pgs, R$ 54,80, também em versão ebook) foi escrito pela gaúcha Tatiana Fadel Rihan em seu iPhone, enquanto ela fazia o Caminho. Por dois meses a autora realizou a peregrinação pelo Campo das Estrelas e anotou todas as suas sensações, medos, emoções e transformações. Com narrativa alegre, vibrante e desafiadora, o livro inova utilizando o recurso de QR Codes, e convida o leitor a compartilhar da experiência da autora, através de fotos, vídeos, músicas etc.

Ninguém menos do que Luiz Fernando Veríssimo deixou o seu aval impresso no Prólogo do livro: “Bom viajante é aquele que toma nota... Não posso imaginar melhor companhia numa exploração encantada do mundo do que Tatiana”. De fato, já nas primeiras linhas o leitor se envolve com a narrativa pessoal da autora, cheia de pensamentos, de ricas histórias de vida e de aprendizados vividos no Caminho de Santiago e que generosamente Tatiana compartilha em Uma viagem em um Bloco de Notas.

Com uma linguagem coloquial e leve, Tatiana divide uma inundação de emoções, expõe suas certezas e incertezas, dificuldades e superações, choros e alegrias, fazendo o leitor viajar junto com a autora. Os sorrisos saltam de quase todas as páginas, mesmo quando a autora chora com as dores que precisou vivenciar para realizar o seu caminho. Uma história de amor, amizade, conexões e gratidão. Excelente leitura e uma grande inspiração para quem gosta de viajar, mesmo que só em pensamentos.

Um pouco da Tatiana: Filha de pai carioca e mãe gaúcha, Tatiana Fadel Rihan nasceu em Porto Alegre e cresceu forte, sendo a única mulher entre os quatro filhos. De origem libanesa, sempre demonstrou grande determinação em cada decisão da sua vida. Formada em Direito, deixou um emprego estável na Procuradoria Geral do Estado para viver e trabalhar por dois anos em Los Angeles. Depois de uma rápida parada no Brasil por dois meses para matar saudades e se abastecer com os amigos e a família, ela colocou novamente o pé na estrada. Em 1998 Tatiana mochilou sozinha por dez meses, conhecendo todos os continentes. Acreditando que já tinha peregrinado tudo o que podia, ela recebeu um chamado: “Vá e faça o Caminho de Santiago de Compostela.” Ela não duvidou. Reuniu informações, arrumou as coisas e partiu. Na página 594 ela diz: “Eu tinha vivido tantas coisas, tantos momentos, tantas pessoas, tantas dores. Eu tinha mergulhado para dentro de mim, me visto por fora e de fora, por dentro e de dentro, e também do lado avesso. Seria eu a mesma pessoa?” Vale conferir!!

Algumas frases de destaque
“Eu vou eternizar minha jornada, minha andança, em dança para a mudança.”
“Nossas escolhas definem quase tudo”
“Cure-se, tem algo para você sempre em cada momento em cada lugar! As paradas são necessárias e você vai entender isso depois. Eu nunca na minha vida tinha ouvido tanto minha alma, meu corpo e minha intuição.” 
"A felicidade não é uma estação a que se chega, mas sim uma maneira de se viajar!”  
“Somos o que escolhemos ser e onde queremos estar.”
“Bons pensamentos nos levam longe.”
“Temos aqui [no Caminho] um espelho de como a vida deveria ser. É como se retornássemos ao local de onde o ser humano nunca deveria ter saído, do olhar correto, do amor, do foco, do real e bom caminho a seguir, da calma, da solidariedade, do olhar pra si e para o outro. De dar o que tem de sobra, de não carregar peso demais, deixar pra trás o que não é necessário e o que não serve.”
“Caminhe com o coração quando as pernas não ajudarem mais”
“Quando você quer realmente conhecer alguém as distâncias de comunicação não existem.”
“Entender e aceitar o Amor!”
“Eu era linda, eu mesma, e livre de tudo”.
“Eu me reinventava e me destruía, para mais tarde, forte, plena e feliz, reconstruir essa nova eu, essa borboleta que estava amadurecendo para sair do casulo em momento ainda não certo, para viver o voo de sua maturidade e assim a vivenciar a sua maior beleza... a beleza pura da alma.”
“Minhas dúvidas cresciam. Eu tinha vivido tantas coisas, tantos momentos, tantas pessoas, tantas dores. Eu tinha mergulhado para dentro de mim, me visto por fora e de fora, por dentro e de dentro, e também do lado avesso. Seria eu a mesma pessoa?”
“Acredito que, quando damos a oportunidade das pessoas saberem o quanto foram importantes em nossas vidas, o quanto somos gratas a elas, entre nós se abre uma conexão maior que a da carne e passamos a comungar juntas de algo além.”

Serviço:
Livro: Uma Viagem em um Bloco de Notas
Autora: Tatiana Fadel Rihan
Editora: Imprensa Livre
616 páginas

Um comentário:

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.