quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

.: Franklin Delano Roosevelt, uma história de superação

Franklin Delano Roosevelt nasceu em 30 de janeiro de 1882, na cidade de Hyde Park, Nova Iorque e morreu em Warm Springs,em 12 de abril de 1945. Do Partido Democrata, foi o 32° presidente dos Estados Unidos (1933-1945), tendo sido eleito para quatro mandatos consecutivos, morrendo durante seu último mandato.
Roosevelt contraiu poliomielite em 1921 aos 39 anos, as seqüelas da doença o paralisaram da cintura para baixo e o obrigaram ao uso de cadeira de rodas. Criou um pequeno centro de reabilitação em Warm Springs, nos arredores de Atlanta, no sul dos EUA, porque as águas termais abundantes na região eram indicadas para tratamentos de reabilitação. Em 1932, construiu a "Pequena Casa Branca”, também em Warm Springs, que passou a ser sua segunda residência, e onde buscava tranqüilidade e refúgio da turbulência política.
Roosevelt tirou o seu país da crise da Grande Depressão de 1929, através da criação do New Deal, iniciou um grande plano de investimentos governamentais e obras públicas que reuniu inúmeras ações governamentais. Criou o programa nacional de assistência e seguridade social que realizou, dentre outras ações, a implantação de um programa de auxílio financeiro. Em seus quatro mandatos, criou melhores condições de trabalho para os americanos, alcançando metas industriais, levando energia elétrica e modernidade às regiões mais pobres do país.
FDR, como era conhecido, foi o responsável pela entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial após o ataque a Pearl Harbor. Foi um grande amigo e parceiro de Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, tendo conduzido os Estados Unidos através de quase toda a Segunda Guerra Mundial. Em1943 os três maiores governantes do mundo Roosevelt, Churchill e Stalin,reuniram-se emTeerã e em1945 em Yalta para decidirem sobre as medidas a serem adotadas com o fim da Grande Guerra. Roosevelt morreu no cargo, pouco antes da guerra terminar.
A maioria dos historiadores acadêmicos destaca que Franklin Delano Roosevelt traçou o destino da América e dos americanos. Eleanor Roosevelt, sua mulher, afirmou: "A doença deu-lhe força e coragem que não tivera antes. Ele precisou compreender os fundamentos de viver e aprender a maior de todas as lições. Paciência infinita e uma persistência sem fim".

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.